Orientar & Fiscalizar: Recomendações aos condutores de motos aquáticas – parte 3

Editoria de arte/DelLaguna

A Marinha do Brasil apresenta uma série de orientações aos condutores de motos aquáticas. São orientações aos navegantes decorrentes de acidentes com motos aquáticas julgados no Tribunal Marítimo – a corte do mar brasileira. Confira:

9) Reboque de dispositivos

Apenas motos aquáticas (com três lugares) têm permissão para rebocar dispositivos aquáticos de diversão, como pranchas e boias.

10) Plano de navegação

Ao sair, sempre mantenha informado seu plano de navegação ao Iate Clube, Marina ou Condomínio, assim caso haja algum imprevisto as equipes de busca e salvamento saberão onde procurá-lo.

11) Velocidade

Por ser uma embarcação de propulsão a jato, na Moto Aquática o leme é a própria propulsão. A velocidade é superior a de muitos barcos, e qualquer descuido provoca graves acidentes. Reduza a velocidade em áreas de apoio, rampas, marinas flutuantes, entre outros.

12) Manobras radiciais

Irregularidades e imprudências cometidas por pilotos de motos aquáticas colocam as vidas de banhistas em risco. As pessoas têm uma falsa sensação de que a Moto Aquática é um brinquedo, mas não é. Manobras ditas “radicais” ou bruscas colocam em risco a segurança da navegação. O desrespeito às regras de navegação, manobras radicais e excesso de velocidade, por muitas vezes vitimam banhistas em momentos de lazer. Portanto, evite manobras arriscadas e potencialmente perigosas à salvaguarda da vida humana.

13) Periodicidade de manutenção

Após a utilização, é fundamental que sejam realizadas as manutenções na Moto Aquática, incluindo limpeza e lubrificação para evitar a deterioração de borrachas e plásticos, assim como a oxidação das partes metálicas.

14) Empréstimo ou aluguel de moto aquático

O empréstimo ou locação a terceiros de uma Moto Aquática deve ser feito com cautela, observando as normas da autoridade marítima, quanto a documento de habilitação e a idade do condutor. Cabe ressaltar que o proprietário poderá responder solidariamente pelas praticas irregulares realizadas pela embarcação de sua propriedade. Só empreste ou alugue sua Moto Aquática para pessoas habilitadas.

 Atenção

Ao observar alguma situação que represente risco para a segurança da navegação, para a salvaguarda da vida humana no mar ou para a prevenção da poluição hídrica, procure a Capitania dos Portos, Delegacia ou Agência mais próxima de sua região por meio deste site (clique aqui).

 Telefone emergencial da Marinha: 185

Pelo Ato nº 881, de 18 de fevereiro de 2008 da Anatel, foi autorizado o uso do Código de Acesso a Serviço Público de Emergência no formato “185”, para atendimento nos serviços prestados pela Marinha do Brasil, para atendimento da salvaguarda da vida humana no mar, com a designação de “Marinha – Emergências Marítimas e Fluviais”.

Marinha do Brasil – Protegendo Nossas Riquezas, Cuidando da Nossa Gente


CAPITANIA DOS PORTOS é uma unidade da Marinha do Brasil em Laguna, atuante desde 1923, com objetivo de contribuir para o cumprimento das tarefas de responsabilidade da armada, na sua área de jurisdição, como orientar, coordenar e controlar as atividades relativas à marinha mercante e organizações relacionadas, em sua área de atuação.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Previous
Next

Útimas Notícias

Previous
Next