Operação Verão é encerrada pelo Corpo de Bombeiros

Foto ilustrativa: Elvis Palma/Agora Laguna

A Operação Verão 2019-2020 no 8° Batalhão de Bombeiros Militar iniciou a alta temporada no dia 2 de dezembro de 2019 e encerrou-se oficialmente neste último domingo, 1º de março. O trabalho de prevenção e salvamento foi realizado de forma ininterrupta nos quatro municípios do litoral: Garopaba, Imbituba, Laguna e Jaguaruna.

São ao todo 60 postos de guarda-vidas espalhados pelos 143 quilômetros de orla. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram empenhados nesta operação todos os dias, em média, 17 bombeiros militares, 158 guarda-vidas civis, sete motonáuticas, quatro quadriciclos, três embarcações infláveis, uma embarcação de resgate e quatro viaturas 4×4.

Durante o período, foram contabilizadas 393.261 ações, sendo 384.261 preventivas, 345 casos de salvamentos (arrastamentos), cinco embarcações à deriva, três operações de mergulho, entre outras ocorrências. Ainda houve o registro de 8.628 queimaduras por água viva. O Corpo de Bombeiros registrou um óbito em área guarnecida, no dia 27 de dezembro na praia da Ferrugem, em Garopaba.

As praias com o maior registro de salvamentos, por município, foram:

Laguna:
Praia do Cardoso: 21 casos;

Imbituba:
Praia do Rosa: 106 salvamentos;
Praia da Vila: 26 salvamentos

Garopaba:
Praia da Ferrugem: 44 salvamentos;
Praia Central: 28 salvamentos

Jaguaruna:
Balneário Campo Bom com 4 casos.
Um grande destaque foi o número de crianças formadas no Projeto Golfinho, sendo batido o recorde pelo terceiro ano consecutivo, chegando ao total de 1.238 crianças formadas no projeto.

“A Operação Verão já é bem consolidada no 8°BBM, e vem crescendo nos últimos anos na ampliação da área protegida, no número de guarda-vidas e nos atendimentos realizados. Também estamos continuamente dando ênfase à viabilidade de expansão do serviço com o aumento do período da temporada, no número de postos e na quantidade de profissionais”, disse o coordenador da Operação Verão na área do 8ºBBM, Major BM Rafael Fortunato Camilo.

A partir desta segunda-feira, 2, encerram-se as atividades diárias dos guarda-vidas nas praias, que passarão a realizadas somente aos finais de semana e nas praias com maior movimento de banhistas.

Fique atento as postos que abrirão aos finais de semana:

Laguna: Mar Grosso (postos 2 e 3) e Cardoso
Garopaba: Praia Central e Ferrugem
Imbituba: Rosa, Ibiraquera e Vila
Jaguaruna: Camacho, Arroio Corrente, Campo Bom (postos 2 e 4) e Esplanada.

O serviço de guarda-vidas poderá ser modificado de acordo com as condições climáticas e a movimentação das praias. Para maiores informações, consulte o aplicativo Praia Segura disponível para download no Play Store.

Previous
Next