Divulgação/Secom-SC

Os casos suspeitos em Laguna de contaminação por coronavírus cresceram para sete em menos de uma semana. O novo caso foi acrescentado ao boletim da prefeitura municipal divulgado neste sábado, 21.

O município não divulgou o perfil específico deste caso, mas o Portal Agora Laguna apurou que o paciente é um homem de 63 anos, que está internado no Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, em isolamento.

Não há informações sobre o possível local de contágio. O homem tem sinais de transmissão comunitária, quando é impossível determinar de onde surgiu a contaminação. Em Santa Catarina, antes de o Ministério da Saúde declarar que o país inteiro era foco desse tipo de contágio, a transmissão comunitária estava estabelecida na região de Tubarão.

Demora na entrega de resultados

Na coletiva de imprensa feita na manhã deste sábado, 21, o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, lembrou que as coletas são analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Santa Catarina. Essa centralização faz com que o órgão fique sobrecarregado de amostras.

Zeferino apontou que o Lacen tem atuado em turnos diferentes para conseguir atender à demanda estadual em tempo ágil. Os resultados podem sair na faixa de 72h a uma semana e a pasta que gere a saúde catarinense tenta viabilizar meios de contratar mais laboratórios para diluir a carga e agilizar a divulgação de resultados.

Outros casos suspeitos em Laguna

Os dois primeiros casos suspeitos em Laguna foram anunciados no fim da manhã de terça-feira, 17. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), se trata de um casal com idade entre 30 e 40 anos, que tiveram contato com familiares das pessoas infectadas de Tubarão. As coletas foram feitas em unidades básicas do município.

O terceiro caso em investigação foi registrado no fim da noite do mesmo dia. Um jovem de 26 anos, que voltou há cerca de dez dias de Portugal, procurou o hospital de Laguna por apresentar sintomas de Covid-19. As amostras foram colhidas e enviadas para o Lacen.

O quarto caso foi divulgado no dia 18 e é de uma mulher, 54 anos, que teve contato com pessoas que estiveram em uma festa particular de Braço do Norte, cidade em que houve o primeiro registro oficial de contágio na Amurel. O caso pode ser considerado como de transmissão comunitária, já que outras duas pacientes de Tubarão com diagnóstico positivo de coronavírus se infectaram da mesma maneira. Todos os pacientes estão em isolamento.

O quinto e o sexto caso foram coletados na sexta-feira, 21. Duas mulheres de 53 e 75 anos entraram no grupo de casos suspeitos de Laguna, com as coletas já enviadas ao Lacen para análise.

SC confirma 51 casos

Em coletiva na manhã deste sábado, 21, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou o novo balanço dos casos confirmados de Covid-19 em Santa Catarina. Até às 8h30, o número de casos que era de 40 saltou para 51 e deve aumentar em uma nova coletiva nesta noite.

São dez pessoas em Florianópolis, seis em Tubarão, seis em Balneário Camboriú, seis em Braço do Norte, seis em Criciúma (o município tem mais um caso que ainda não consta na relação), quatro em Joinville, duas em Imbituba, duas em Chapecó, duas em Rancho Queimado. Jaraguá do Sul, Itajaí, Navegantes, São José, Pomerode, Gravatal e Jaguaruna, fecham a lista com um caso cada.