Laguna recebe novas doses e vacinação retorna nesta segunda, no bairro Progresso

Divulgação

Após serem suspensas devido à grande procura e pela quantidade limitada repassada pelo Ministério da Saúde, a prefeitura de Laguna informou no final da tarde desta sexta-feira, 27, que uma nova remessa foi enviada e a vacinação contra a gripe (influenza) será retomada na próxima segunda, 30.

A ação será concentrada no bairro Progresso, onde uma sala móvel será instalada em frente à Igreja Nossa Senhora Auxiliadora. Os idosos, moradores do bairro, devem procurar o local das 8h até às 16h30. Ao todo, serão 1.900 doses disponíveis.

Segundo a coordenadora de imunização do município, Rosimari Nunes, os idosos que forem em veículos não precisarão descer. “Quem não tiver carro ou alguém para levar o idoso, entre em contato conosco para levarmos a vacina até quem não puder ir”, afirma.

A secretária de Saúde do município, Valéria Olivier, pede que pessoas de outras regiões evitem procurar o bairro Progresso. A solicitação é que o público-alvo aguarde em suas localidades até que novas remessas cheguem para a cidade.

A princípio, a vacinação ocorreria em outros locais, mas em seguida, em contato com o Portal Agora Laguna, foi confirmado pela gestora da pasta e a centralização apenas no bairro Progresso. “Não temos quantidade suficiente para todas as comunidades”, finaliza Valéria.

A falta de vacinas é vista também em cidades como Capivari de Baixo e Tubarão, que suspendeu a aplicação das doses ainda no começo da tarde do primeiro dia de campanha.

Em Laguna, a prefeitura montou uma estratégia de aplicar as vacinas ao ar livre. No primeiro dia, a aplicação ocorreu no Centro, Caputera, Passagem da Barra e distrito de Ribeirão Pequeno, com 2.303 doses sendo disponibilizadas à população – só no Centro, 1,5 mil pessoas foram imunizadas – que acabaram rapidamente.

O município chegou a receber na última terça-feira, 24, um novo carregamento com pouco mais de 1,2 mil doses, mas que não foi suficiente para atender à demanda das comunidades onde a vacinação ocorreu naquele dia.

Etapas

  • 1ª fase – a partir de 23 de março: vacinação de idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;
  • 2ª fase – a partir de 16 de abril: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • 3ª fase – a partir de 9 de maio: crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

A campanha

A campanha em 2020 foi antecipada como reflexo do avanço do novo coronavírus (Covid-19) no país. Até então, acontecia sempre entre abril e maio. Apesar de adiantada em virtude da doença, a vacina não imuniza contra o vírus e se trata de uma estratégia do governo federal para ajudar no diagnóstico do Covid-19, já que os sintomas das duas doenças são semelhantes.

A ideia, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), é imunizar 2.271.314 pessoas, sendo que a meta é vacinar ao menos 90% de cada grupo-alvo em Santa Catarina.

Notícias relacionadas