Editoria de Arte/Agora Laguna
 

A imprensa de Laguna se une mais uma vez em torno de uma causa: combater a propagação de notícias falsas e auxilar na contenção do novo coronavírus, usando o jornalismo para isso.

A campanha de valorização do jornalismo profissional e da informação bem apurada traz como lema: Juntos vamos derrotar o vírus – Unidos pela informação e pela responsabilidade. O objetivo principal é conscientizar as pessoas a buscarem informações corretas sobre como agir diante do avanço do coronavírus, com os envolvidos atuando.

Peças para veiculação nas mídias sociais de cada um dos veículos participantes foram produzidas e serão divulgadas ao longo da semana. A iniciativa une o Portal Agora Laguna, as rádios Difusora (91,5 FM), Mix Sul (103,1 FM), Laguna Online (87,9 FM) e Laguna Web, Jornal de Laguna, Jornal O Correio, Jornal Farol da Ilha, e a WebTV Nossa Gente e Elvis Palma Fotografias.

União em todo o país

A união de veículos de comunicação em prol dessa mensagem começou com os diários impressos da Argentina. No Brasil, a ideia foi importada pela Associação dos Diários do Interior (ADI) do Paraná, que uniu as capas dos jornais da fronteira e pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), na segunda-feira, 23, que igualou as capas dos principais diários do país como Folha de S. Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo e Jornal do Commercio, por exemplo.

Aqui em Santa Catarina, a Associação das Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) que já vinha fazendo uma campanha de valorização da informação precisa e confirmada estendeu o leque de sua iniciativa à luta contra o coronavírus. Na cidade vizinha, Tubarão, a agência AbraDigital e o portal ExtraSC, englobaram os principais veículos da cidade, como a Rádio Bandeirantes e o jornal HC Notícias, em torno da campanha #tubarãocontraovírus.