GM de Laguna participa de formatura de turma mirim, em Rio do Sul

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 592 visualizações,  4 views today

Os guardas municipais Arlon Luiz e Egídio Cidade Junior, participaram neste último final de semana da formatura da Guarda Mirim da cidade de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, pioneira na implantação do projeto em Santa Catarina.

Em sua terceira turma, aproximadamente 40 alunos que participaram da atividade no ano passado receberam seus certificados e também foram apresentados os novos 40 membros do grupo de 2020.

Ainda na oportunidade, Rio do Sul recebeu no sábado, 29, representantes de cinco guardas municipais de cidades catarinenses que estiveram no Alto Vale para um encontro de classe.

Durante o evento na Praça Ermembergo Pellizzetti, no Centro, que contou ainda com a presença do presidente do Sindguardas de Santa Catarina, Alexandre Gebler, os integrantes da Guarda Mirim Kids (de 8 a 11 anos) conheceram as guardas presentes, além dos equipamentos de trabalhos. Em seguida, foi servida uma feijoada para encerrar o encontro, que também comemorou os 12 anos de atuação da GM de Rio do Sul. O evento contou com a presença do prefeito da cidade, José Thomé (PSDB).

Divulgação / Agora Laguna

Guarda Mirim em Laguna pode começar em breve

Inspirada no sucesso e na repercussão da Guarda Mirim, a GML pretende implantar projeto semelhante em Laguna, com foco na integração entre a corporação e os jovens da cidade. Segundo Egídio, a ideia deve começar a sair do papel em abril. “Estou fechando o cronograma e a ideia é ter até o final da semana o projeto concluído, para iniciar a implantação já no final de março e começar mesmo em abril”, detalha. Uma reunião deve ser agendada com o prefeito Mauro Candemil (MDB) para debater o assunto.

Em novembro do ano passado, quando uma comitiva de Rio do Sul esteve em Laguna, a comandante da GML, Saleide Duarte, sinalizou o interesse de implantar o projeto no município. “Estamos bem empolgados com a iniciativa e fazer se concretizar esse sonho de termos uma guarda mirim”, declarou.

Conheça a GMMRS

Coordenado pela Guarda Municipal de Rio do Sul desde 2017, o programa mirim realiza diversas atividades educativas com meninos e meninas entre 12 e 14 anos. Com foco na cidadania, os alunos têm aulas teóricas que envolvem conduta e dicas de segurança. Na parte prática, os jovens realizam atividades em ações sociais como campanhas ligadas ao meio ambiente, panfletagens e blitzes educativas em ruas da cidade. Rio do Sul foi o primeiro município catarinense a implementar o programa Guarda Mirim, que já dura dois anos.

Notícias relacionadas