Felipe Estevão e esposa farão teste após deputado federal de SC contrair coronavírus

Coronavírus


O deputado estadual Felipe Estevão (PSL) irá fazer teste para saber se contraiu o novo coronavírus (Covid-19) após o colega de partido e amigo Daniel Freitas, deputado federal por Santa Catarina, ter informado nesta terça-feira, 17, que uma contraprova apontou positivo para contaminação pelo vírus.

Freitas acompanhou a comitiva do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aos Estados Unidos no começo do mês. O chefe da Secretaria de Comunicação do governo, Fábio Wajngarten, testou positivo para coronavírus e outros 13 nomes da comitiva também tiveram o mesmo diagnóstico – Bolsonaro fez dois testes e ambos apontaram negativo.

Estevão teve conhecimento da informação ainda na terça. “Apesar de não ter sintoma algum ficamos muito preocupado. Vou me resguardar em casa e acionar a vigilância epidemiológica da prefeitura de Laguna pedindo os exames”, disse o deputado.

A esposa do parlamentar estadual, Sibele Estevão, pré-candidata à prefeitura de Laguna, se reuniu com Freitas, no gabinete dele em Brasília, dias após o deputado federal ter voltado dos EUA. Sibele também deverá fazer o teste.

Na manhã de terça-feira, antes da confirmação de Daniel Freitas, Estevão participou de reunião com o colegiado municipal de Laguna, incluindo o prefeito Mauro Candemil (MDB). Por telefone, o chefe do Executivo informou que aguardará os laudos do exame do deputado para fazer seu teste. Outros membros do governo que estiveram no encontro farão coletas para descartar possíveis contaminações.

Laguna tem três casos suspeitos

Atualmente, Laguna tem três casos suspeitos. Os dois primeiros foram divulgados na manhã desta terça-feira, em primeira mão por Agora Laguna, e se trata de um casal entre 30 e 40 anos, que estão fazendo isolamento doméstico e que foram a uma unidade básica para recolhimento das amostras laboratoriais.

O terceiro foi divulgado na madrugada desta quarta-feira, pelo Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos. O paciente é morador de Laguna e esteve há cerca de dez dias viajando por Portugal. Ele tem 26 anos e está em isolamento em casa. Todos os laudos devem ficar prontos até a semana seguinte.

Os testes são feitos pelo Laboratório Central (Lacen) de Santa Catarina, sediado em Florianópolis.

SC confirma sete casos

Até esta quarta-feira, 18, a informação oficial do governo do Estado é de que há sete casos confirmados de pacientes com contaminação por coronavírus em Santa Catarina. São três pessoas em Florianópolis, duas em Rancho Queimado, uma em Joinville e um em Braço do Norte – que foi transferido para UTI do Hospital São Donato, em Içara, e passa bem.

Os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) seguem as informações do Ministério da Saúde, o que explica a ausência até o momento da contabilização de dois casos confirmados em Tubarão e mais um em Braço do Norte. Apesar disso, a cidade de Tubarão é considerada como o local onde surgiu a transmissão comunitária do vírus, que ocorre quando não é possível definir a origem da contaminação.

Editoria de Arte/Agora Laguna