Capitania de Laguna abre inscrições para formação de aquaviários

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna abre na quinta-feira, 5, inscrições para o processo seletivo para a nova turma do Curso de Formação de Aquaviários (CFAQ). São trinta vagas para ambos os sexos. O período de matrículas encerra em 6 de abril.

O objetivo é que o aprovado ingresse na Marinha Mercante, no primeiro grupo marítimo, nas categorias de marinheiro auxiliar de convés e marinheiro auxiliar de máquinas, para atuar no nível de habilitação 1.

Após um ano de efetivo embarque e uma vez aprovado no Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP) poderá ascender ao nível de habilitação 2. O curso integra o Programa do Ensino Profissional Marítimo para Aquaviários (Prepom).

O curso não habilita o futuro aquaviário à ascensão à habilitação de nível três – para isso ele deve concluir, com aproveitamento, outros cursos. Os níveis de habilitação são estabelecidos nas Normas da Autoridade Marítima para Aquaviários (NORMAM-13/DPC).

A Capitania ressalta que o exame de seleção não tem caráter de concurso público para ingresso na Marinha Mercante ou na Marinha do Brasil e tem missão de definir a classificação do candidato conforme número de vagas estabelecidas.

Como se inscrever e quem pode fazer

Para participar do processo, o candidato deve ser brasileiro nato ou naturalizado e ter a idade mínima de 18 anos no ato da matrícula. A escolaridade mínima requisitada é ter feito o sexto ano do ensino fundamental.

O candidato tem que apresentar identidade, CPF, comprovante de residência e de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 8. As inscrições são feitas na sede da Capitania entre 8h30 e 11h30 – às quintas-feiras, há atendimento vespertino entre 13h30 e 15h30. Veja o edital aqui.

Provas

A primeira prova será escrita sobre conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática no dia 18 de abril, às 8h30. A recomendação é que o candidato chegue no local do teste (Udesc Laguna), com antecedência – os portões fecham às 8h.

Se aprovados, os candidatos passam por uma segunda avaliação, a de aptidão física, no dia 28 de abril às 9h. O teste acontece nas piscinas do clube 29 de Julho (Tubarão) em duas etapas: uma prova de natação, na distância de 25 metros, sem limite de tempo; e uma de permanência flutuando, sem qualquer auxílio, com duração de dez minutos. Esta etapa possui caráter eliminatório, sem direito a recursos ou prova de segunda chamada e para este teste, os candidatos deverão estar com trajes apropriados para natação.

Notícias relacionadas

Previous
Next