Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna
 

Coronavírus


O prefeito Mauro Candemil (MDB) confirmou na manhã desta terça-feira, 17, que emitirá um decreto com medidas preventivas visando barrar o crescimento de casos de coronavírus (Covid-19). Ao Portal Agora Laguna, o chefe do Executivo adiantou que o texto legal está pronto desde ontem, mas que a publicação será feita após análise de todo o colegiado em reunião que acontece às 11h desta terça-feira.

O documento trará entre diversos pontos, a suspensão de aulas na rede municipal a partir de quarta-feira, acompanhando a determinação do governo estadual que baixou decreto na segunda-feira, 16, paralisação momentânea do ano letivo. Candemil antecipa que as aulas vão ser paradas até o fim do mês.

A prefeitura de Laguna tem atrasado a suspensão das aulas por uma questão de logística, já que o município verifica uma forma de permitir que os alunos recebam merenda – muitos estudantes fazem suas refeições na escola.

“Consta nesse decreto que a partir da quarta-feira e até 31 de março estão suspensas as aulas. O que demandou a reunião foi para analisar a situação, que também acontece em vários municípios, que é de como contemplar a merenda para os alunos em suas casas. É o ponto mais conflitante, digamos assim, queremos encontrar uma solução para esses jovens que precisam da merenda escolar”, justifica.

São cerca de 2,1 mil alunos e a prefeitura estuda três possibilidades: 1) como levar às residências; 2) os pais se responsabilizam por buscar a merenda; ou 3) não fazer distribuição.

Outras medidas

Segundo Candemil, o decreto segue a tendência de posições já tomadas por outras cidades. A previsão é que sejam cancelados shows, palestras, festas, formaturas, casamentos e eventos, que possam atrair grande público.

A suspensão de atividades esportivas, academias e outros eventos ao ar livre. A prefeitura de Laguna já emitiu recomendação através de suas fundações para que sejam suspensas as atividades de grupos da terceira idade e visitas escolares a pontos turísticos do município.