Calor segue durante o fim de semana em Laguna

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 476 visualizações,  4 views today

Nos últimos dias foram registradas temperaturas elevadas no estado catarinense e a previsão do tempo indica que até o próximo domingo, 15, esta condição de tempo se mantém, devido a atuação e persistência de uma intensa massa de ar quente e seca. Assim, os dias serão de sol e calor, com temperaturas acima da média do mês, configurando, desta forma, uma onda de calor.

Leia também: Alerta de onda de calor e baixa umidade do ar na região

Em Laguna, a temperatura máxima pode chegar aos 39°C no domingo. Apenas a partir da segunda-feira, 16, a atuação de áreas de instabilidade podem ocasionar pancadas de chuva isoladas na região, durante à tarde. As temperaturas seguirão altas em grande parte do estado.

O ar segue muito seco, com valores de umidade relativa abaixo de 40%, na maioria das regiões, podendo atingir valores de 15% a 20% especialmente no Oeste. Essa condição favorece focos de queimada em pontos isolados do estado. Conforme a OMS, umidade entre 20% e 30% caracteriza estado de atenção, e entre 12% e 20%, estado de alerta.

Em Laguna

Sábado: mínima de 19ºC e máxima de 37ºC – ensolarado;
Domingo: mínima de 20ºC e máxima de 39ºC – sol com algumas nuvens;
Segunda: mínima de 20ºC e máxima de 31ºC – sol e pancadas de chuva à tarde e noite;
Terça:
mínima de 20ºC e máxima de 30ºC – sol e pancadas de chuva à tarde e noite.

Recomendações da Defesa Civil de SC

Faça: Use ar condicionado ou permaneça em locais com ar condicionado tais como shoppings e bibliotecas; Use ventiladores portáteis para ventilar ambientes, mas para temperaturas mais altas que 35 graus podem não evitar problemas de saúde relacionados ao calor; Procure manter os ambientes com temperaturas menores que 32 graus, especialmente naqueles com idosos ou com condições crônicas de saúde; Tome banho frio; Minimize exposições diretas ao sol; Hidrate, bebendo água regularmente e outros líquidos não alcoólicos; Coma alimentos leves, frescos e de fácil digestão tais como frutas e saladas; Vista roupas folgadas e de cores mais claras; Tenha cuidados especiais com mais idosos, doentes ou pessoas frágeis que podem precisar de ajuda para responder ao calor.

Evite: Direcionar ventiladores portáteis para si quando as temperaturas no ambiente estiverem mais altas do que 32 graus; Deixar crianças e animais sozinhos nos carros durante qualquer período de tempo; Beber álcool para manter fresco; Comer alimentos quentes, pesados ou de difícil digestão; Vestir roupas pesadas e escuras.

Veja os detalhes

Sexta-feira (13/03):                                        
Tempo: firme com sol em SC, algumas nuvens no Planalto e Vale do Itajaí.
Temperatura: alta, acima de 33°C na maior parte de SC e chegando a 38°C no Oeste e Litoral Sul.
Vento: nordeste, fraco a moderado.
Sistema: massa de ar seco e quente em SC.

Sábado e Domingo (14 e 15/03):
Tempo: firme com sol em SC, e com algumas nuvens no domingo.
Temperatura: alta, acima de 37°C no Oeste e Litoral.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.
Sistema: massa de ar seco e quente em SC.

Segunda-feira e terça-feira (16 e 17/03): 
Tempo: mais nebulosidade com pancadas de chuva e risco de temporais a partir da tarde, sobretudo do Planalto ao Litoral.
Temperatura: elevada, calor intenso acima de 30°C.
Vento: nordeste, passando a sudeste na tarde de segunda-feira, fraco a moderado com rajadas na segunda-feira devido a um cavado e passagem de uma frente fria pelo litoral de SC.