Divulgação/Agora Laguna

Duas pessoas foram encaminhadas ao Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, de Laguna, com sinais de intoxicação por amônia, na noite desta terça-feira, 18. O gás, muito utilizado em frigoríficos, vazou durante uma manobra de despressurização feita em um equipamento de uma empresa de pescados, no bairro Progresso.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), as vítimas, um homem de 39 anos e uma mulher de 24 anos, estavam conscientes e orientados e eram funcionários de um posto de combustíveis, que fica perto do local em que vazou o gás. A ocorrência foi por volta de 20h30.

A área foi isolada por policiais militares e pela Defesa Civil. O vazamento obrigou o bloqueio de parte do trânsito na avenida Calistrato Muller Salles. Técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC) e do Conselho Regional de Química (CRQ) foram chamados para averiguar a situação.

Amônia

O gás amônia é uma substância química (NH3) e tem como uma de suas principais propriedades físico-químicas um elevado calor de vaporização, que garante alta eficiência energética, sendo usado na refrigeração em frigoríficos.

O gás tem odor corrosivo e é prejudicial às vias respiratórias, ocular, nasal, e pode causar dor, irritação ou, num caso mais grave, levar a pessoa à óbito por asfixia química.


Atualizado às 9h, de 19/02/2020