Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

BELEZA ELVIS PALMA: diariamente recebo vários áudios – uns de bom dia, outros de boa tarde e também boa noite – que vem de uma pessoa especial que é o Daniel, aluno da Apae. “Beleza Elvis Palma, está tudo ok, está tudo certo e está tudo na santa paz”. São palavras que vem do coração com um sentimento especial. Diariamente, Daniel não me deixa sem um áudio ou vários. Às vezes estamos meio para baixo e isso me revigora, pois vem sem maldades e de forma carinhosa. Daniel, beleza hoje está tudo certo, está tudo ok, e, está tudo na santa paz. Assim respondo, entre fotos, as mensagens e áudios recebidos.

Foto: Rafael Bicca/Ascom CulturAnita

#RAPIDINHAS: a bisneta da Heroína dos Dois Mundos, Annita Garibaldi está no Brasil desde sábado dia 8, para fazer seu roteiro no Sul do país. Annita vai participar de eventos relacionados com o projeto do bicentenário da filha ilustre de Laguna, comemorado em 2021.

COLÉGIO MILITAR: os alunos do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires – Núcleo Jerônimo Coelho participaram, no dia 10, da aula magna que é uma tradição em unidades de ensino, e, que marca o início simbólico da unidade educacional em Laguna. A aula magna também simboliza a assunção do major Peterson do Livramento, ex-comandante da guarnição especial de Braço do Norte, no cargo de diretor do colégio lagunense.

A NOVA SEDE DA BANDA vai estar à disposição dos músicos da Sociedade Musical Carlos Gomes. A convite do maestro Deroci de Oliveira que, radiante, me mostrou todas as salas da nova sede, é um sonho disse o maestro, ver nossa casa desta forma. A Sociedade Musical Carlos Gomes foi fundada em 1882. Seu nome é inspirado no autor do clássico brasileiro O Guarani. Investimento: R$ 658.079,40 (Iphan).

Elvis Palma/Agora Laguna

NOVA ANA GONDIN: a comunidade escolar do Ana Gondin, tradicional escola localizada no bairro Magalhães, entra em 2020 com novidades. O ano letivo começou dia 10, estive lá, acompanhei e percebi a alegria da direção, professores, funcionários e principalmente os alunos. Em breve, deve acontecer a inauguração da unidade, com a presença, quem sabe, do governador Carlos Moisés da Silva (PSL).

CASA DE ANITA ARROMBADA: reaberta ao público há alguns meses, a Casa de Anita foi visitada por criminosos durante a madrugada do dia 11. O local, que não tinha vigilância noturna e nem câmeras de segurança, teve a porta dos fundos arrombada e subtraíram dinheiro do caixa. Agora, após o furto, foi contratada segurança para o local. Preservar e cuidar do nosso patrimônio e da nossa história é necessário.

MERECE ATENÇÃO: mais uma vez é necessário tocar nesse assunto que vem chamando a atenção e preocupação não só dos lagunenses, mas também de várias pessoas que visitam nossa cidade. Essa prática de pedir dinheiro para cuidar do carro, para comprar remédio – entre outras desculpas – onde poucos são educados. Tens uns que abordam em tom ameaçador e desta forma prejudica principalmente os turistas que nos visitam.

A cada dia vem aumentando essa prática e alguns até se acham guias, porém distorcem nossa história e nosso passado com informações totalmente mentirosas, a fim de atrair a atenção. Já teve relatos de carros danificados por receber um “não” como resposta. Entre eles, literalmente o pau pegou essa semana, uma briga chamou a atenção – mais uma vez – para o local que pede socorro.

DE 2019 PARA 2020: Inicialmente era previsto para ser entregue no início do mês de dezembro de 2019 o novo emissário terrestre da Casan. Passou para o início e depois para o final de janeiro de 2020. Passou fevereiro e agora tem uma nova data. O prazo agora é colocar a rede nova em funcionamento no começo de março próximo.

ACESSO NORTE: após a prefeitura de Laguna homologar e divulgar a ata no dia 07 de fevereiro, onde declarou a empresa Qualidade Construções, de Palhoça, como a vencedora da licitação da obra do Acesso norte, via Barbacena, o processo segue os trâmites e prazos legais. A empresa aguarda o prazo e a ordem de serviço para iniciar os trabalhos, que deve ocorrer logo após a assinatura, com a mobilização dos equipamentos e a topografia em campo.

A empresa quer fazer um trabalho de “qualidade”, da mesma forma que está executando serviços de pavimentação asfáltica para as prefeituras de Florianópolis, São José e Palhoça. Serviços esses que estão a todo vapor e será feito o mesmo trabalho com seriedade e responsabilidade aqui em Laguna, nessa obra tão esperada e cobrada.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

PISOU NA BOLA ao usar uma foto de 2017 para ilustrar uma situação que ele diz real do Terminal Pesqueiro Público de Laguna. Se o deputado Felipe Estevão (PSL) usou a tribuna para comparar dois momentos – o “antes e o depois” – deveria utilizar uma foto atual e não um dos meus registros do ano de 2017. Se para ele foto é ilustrativa, para mim é resultado do meu trabalho, que tenho o maior zelo.

Da próxima vez mostra uma foto verdadeira, sem cortes e sem manipulação por parte, talvez, da sua assessoria. Foto, deputado Felipe, não é secundária como postou em seu vídeo, e tão pouco ilustrativa. Ilustrativas são as promessas feitas nesse período de transição do Terminal Pesqueiro, inclusive de mais de mil vagas de emprego. Finalizando, ilustrativos podem ser alguns mandatos com final já pré-definidos. Não sou a Mãe Dina, mas já faço previsão do futuro.

QUE FIQUE CLARO e bem claro que a foto utilizada pelo Deputado Felipe Estevão em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa de SC mostrando o antes (porto sob administração federal), e o depois (administração do Estado) é de minha autoria. Porém, ela foi cortada, dando a impressão de um porto sem barcos (o que não é verdade) nesse período de administração da SC Par (Estado).

Que fique claro que a foto (original) é do ano de 2017, mais exato dia 26 de fevereiro de 2017 e não ilustra, de maneira nenhuma, o momento atual do Terminal Pesqueiro Público de Laguna. Se o porto não está funcionando como prometeram, e foram muitas pessoas e promessas, resolvam, de maneira clara e verdadeira. Só deixando registrado.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

ABRINDO O CARNAVAL: contagem regressiva para a maior festa da cidade, o Carnaval. E ela começa com o Bloco Senadinho, que abre oficialmente os festejos em Laguna. Programado para acontecer no dia 19 de fevereiro, na avenida Senador Galotti, terá como apresentação principal a banda lagunense Juízo, que promete agitar os foliões em cima do trio Treme Terra. A festa está  programada para acontecer às 19h com a Bandinha do Miró e logo em seguida o Grupo Tentação.


ELVIS PALMA, 55 anos, é formado em administração de empresas, funcionário público estadual, fotógrafo e comentarista do Jornal da Manhã da Rádio Difusora de Laguna.


As informações e opiniões expressas neste texto, são de total responsabilidade do seu autor.