Previous
Next

#SóAcho de Carnaval: Dez, nota dez!

MINHA NOTA É 10 no quesito segurança. A operação para o nosso Carnaval denominada ‘Alegria’, da Polícia Militar de Santa Catarina, que teve início no dia 19 de fevereiro e terminou em 26 de fevereiro. Quem passou por nossa cidade e acompanhou a operação foi o comandante-geral da PM catarinense, coronel Araújo Gomes, de Florianópolis. Junto com o coronel Jefer Francisco Fernandes, da 8ª Região de Tubarão, além do comandante do 28º BPM, tenente-coronel Rogério Bartolamei, de Laguna.

Foto: Divulgação/PM

Juntos percorreram as ruas e avenidas no momento da passagem dos blocos. Em nome deles, fica o agradecimento a todos os policiais militares de nossa cidade e outros municípios envolvidos na operação desse ano. Recebe a mesma nota a Polícia Civil do nosso município que em conjunto com a PM desenvolveram várias ações visando um Carnaval mais seguro. Por terra ou pelo ar, através dos helicópteros, tivemos uma folia segura.

CASAN FEZ O SEU PAPEL e também merece a maior nota com relação ao esgoto, principalmente na praia do Mar Grosso, sem ocorrências de transbordamentos em nossas ruas. Fica nosso registro de agradecimento pela ação executada para que não tivéssemos problemas.

UM PÓS-CARNAVAL LIMPO também merece destaque na coluna – as equipes da Frente de Trabalho das duas empresas contratadas em especial pela limpeza após passagens blocos merecem uma nota 10. Acompanhados de perto pelo secretário Checo e pelo adjunto Marcelo, foram observados e elogiados por muitos. Essa ação de limpeza deu trabalho principalmente após o Bloco da Pracinha, porém o serviço foi feito com eficiência, desde o início das festividades de Momo, no dia 19 de fevereiro.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

FOI UM CARNAVAL QUE PASSOU sem deixar marcas e sequelas. Organização, planejamento e outros quesitos acompanhados de perto pelo secretário municipal de Turismo, Evandro Flora, que  deixaram um gostinho de saudades. Para dele fica minha nota 10, e claro, à toda equipe que por trás da Secretaria de Turismo e Lazer colaboraram para que esse pré-carnaval e Carnaval desfilassem na avenida (Centro Histórico, Magalhães e Mar Grosso) com total beleza e segurança.

BLOCOS PRIVADOS – todosforam só elogios por parte de quem comprou o abadá e participou. É algo que traz muitas pessoas para a nossa cidade e merece sempre o apoio do município, principalmente para que tudo dê certo. Que venham mais artistas à nossa cidade trazendo alegrais e diversão, só desta forma poderemos bater no peito e afirmar: “temos o melhor carnaval do Sul do pais”.

BAILE DAS BONECAS desta vez sem problemas. Novamente com grande participação popular e sem ninguém dando ordens de salto alto como dona do pedaço tudo ocorreu da melhor forma possível. Teve os concursos das Bonecas, Musas e a novidade: as Drags. Mais um evento tranquilo e sem críticas nas redes sociais.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

BLOCO DA PRACINHA arrastou mais uma vez uma multidão pelas avenidas de nossa cidade começando do Magalhães e terminando no Mar Grosso. Digamos que foi uma mistura de tudo, de fantasias, de ritmos musicais e por aí em diante. Teve até o Santo Papa abençoando os foliões, fantasia que se destacou por onde passava. A essa interação de pessoas fica minha nota 10. Porém, com ressalvas à quantidade de carros estacionados na avenida, e também o número de ambulantes que acompanhavam essa onda humana na avenida, atrás dos trios elétricos. Para isso faltou fiscalização e gerou reclamações por quem pagou seu alvará para estar em alguns pontos legalmente. Nesse quesito, que tem que ser melhor organizado e planejado – fica minha nota 8.

NOTA 10 PARA OS CLUBES que mantiveram a tradição dos antigos carnavais, entre eles destaco o Praia Clube e a Sociedade Recreativa 3 de Maio (baile adulto e infantil). Foram marchinhas inesquecíveis como: ‘Mamãe eu quero’, ‘A cabeleira do Zezé’, ‘Ô jardineira’, ‘Sassaricando’, ‘Máscara negra’ e ‘Cidade maravilhosa’, entre outras. É um Carnaval fácil de brincar principalmente com a família mantendo acesa uma chama dos antigos carnavais.

FESTA NO INTERIOR também merece destaque a todas as comunidades e bairros que organizaram suas festas possibilitando uma maior participação popular. Foram muitos registros que acompanhei nas redes sociais. Só não vou citar para que nenhuma fique de fora, porém fizeram e organizaram suas festas da melhor forma possível e claro, nesse quesito fica o meu 10 com estrelinhas.

Baile infantil 3 de maio – Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

CARNAVAL PASSOU e o nosso Mercado Público ainda sem ocupação dos boxes. A cidade de Laguna recebeu no dia 31 de janeiro, a conclusão das obras de restauro do Mercado Público Municipal. Com a restauração se esperava a divulgação do edital de concessão dos boxes para o final de fevereiro como anunciado, mas o Carnaval passou e nada de novo. A obra custou aproximadamente R$ 5,6 milhões executada com recursos federais e do município. Na verdade, sem os boxes nosso mercado não mostrou seu potencial, principalmente no fortalecimento da economia local como anunciado.

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Embora parte do mercado esteja aberto a visitação, de terça a sábado, muitos reclamam da demora na ocupação dos 24 boxes. O que temos até o momento é a realização de alguns eventos como feiras de artesanatos e outros organizados pelo município, como o concurso de marchinhas de Carnaval, que foram cantadas em seu interior. Se depende exclusivamente da prefeitura ou da Câmara de Vereadores ou ainda do consenso dos dois, não sei. Uma coisa é certa: vamos ter que esperar para que na próxima ou nas próximas sessões que se bata o martelo de forma definitiva. Enquanto discutem entre eles, Câmara e prefeitura, vamos perdendo um precioso tempo e pelos prazos a serem respeitados quem sabe o coelhinho da Páscoa nos dê esse presente. #sóacho


ELVIS PALMA, 55 anos, é formado em administração de empresas, funcionário público estadual, fotógrafo e comentarista do Jornal da Manhã da Rádio Difusora de Laguna.


As informações e opiniões expressas neste texto, são de total responsabilidade do seu autor.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Previous
Next

Útimas Notícias

Previous
Next