Rosas de Anita são plantadas na Serra catarinense pela bisneta da heroína lagunense

Na epopeia de Anita Garibaldi, a Serra catarinense tem um lugar especial. Essa relação permitiu que a região, uma das mais importantes para o turismo do estado, recebesse nesta semana a visita de Annita Garibaldi, que é bisneta da heroína lagunense.

O roteiro iniciou nesta quinta-feira, 13, pela cidade de Anita Garibaldi. O município preparou uma recepção enorme para a visitante ilustre, que ganhou diplomas e acompanhou apresentações culturais preparadas por artistas do município. “Estou muito feliz por estar aqui, principalmente por ver tantas crianças aqui reunidas e carregando Anita no coração. Gostei muito da cidade, é muito organizada e bonita”, disse Annita, em seu discurso.

A festa municipal motivou o Instituto CulturAnita, de Laguna, organizador da vinda, e todos os responsáveis pelo ato. “A gente não imaginava que teríamos crescimento e uma adesão tão rápida e espontânea como foi a de Anita Garibaldi ao projeto”, comemorou o diretor do CulturAnita, Adilcio Cadorin. Annita plantou um exemplar da rosa símbolo das comemorações do bicentenário.

Já na manhã desta sexta-feira, 14, foi a vez de Lages preparar a recepção e receber a Rosa de Anita. “É a primeira homenagem que Anita Garibaldi recebe em Lages, sua possível terra natal, em 200 longos anos. Chegou a hora de a nossa cidade pagar essa dívida histórica, e teremos a oportunidade de fazer isso justamente na presença da bisneta da nossa heroína. É um momento que ficará eternizado”, afirma o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Lages, Claudio Silveira. Outra cidade serrana que recebeu a Rosa de Anita é Curitibanos.

Laguna é a próxima parada da viagem

A próxima cidade a receber a visita da descendente de Anita é justamente a terra natal da heroína: Laguna. No sábado, 15, Annita Garibaldi vai ser recepcionada pelo prefeito Mauro Candemil (MDB) ao meio-dia e à noite participa do Bingo Cultural das Guardiãs de Anita.

Já no dia seguinte, pela manhã ela dará entrevista coletiva à imprensa regional e visita alguns pontos do Centro Histórico, como a Casa de Anita. Uma visita à comunidade de Campos Verdes, na região da ilha, está prevista pois lá estão as ruínas do Fortim do Atalaia.

O roteiro da bisneta em Santa Catarina encerra na segunda-feira, 17, com o plantio da rosa em Garopaba e uma viagem à Florianópolis.

Notícias relacionadas