Quase 15 mil alunos voltam às aulas na região de Laguna nesta quinta

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Mais de 500 mil estudantes da rede estadual de ensino retornam nesta quinta-feira, 6, às aulas normais em pouco mais de mil unidades escolares espalhadas por Santa Catarina. O calendário letivo deste ano foi adaptado conforme as necessidades das escolas – algumas iniciaram as aulas na quarta-feira, 5, e outras começam na próxima segunda-feira, 10.

Ao todo são 14,8 mil estudantes iniciando as aulas nesta quinta na região de Laguna, em 30 unidades escolares. Os dados são da Coordenadoria Regional de Educação, que além da cidade juliana, responde pelas escolas de Pescaria Brava, Imaruí, Imbituba, Garopaba e Paulo Lopes.

Para garantir um retorno tranquilo, os profissionais que atuam nos colégios têm se preparado desde o começo do mês. “Diretores, professores e funcionários estão cumprindo uma agenda de formações, ações pedagógicas e administrativistas para recebermos nossos alunos”, detalha o coordenador regional, Danilo Prudêncio da Costa. Na última segunda-feira, 3, aconteceu a posse de diretores e novos profissionais efetivados pelo Estado.

Primeiro dia marca reencontro de alunos

O primeiro dia letivo é marcado pelo reencontro de estudantes e o ingresso de outros às salas de aula. A aluna Naiara Marisa, 18 anos, que está no 3º ano do ensino médio, afirma que o ano será de muito estudo. “Hoje foi um dia de boas-vindas e nesse ano tem Enem e estamos se preparando”, comenta.

O Portal Agora Laguna esteve acompanhado alguns momentos da volta às aulas na escola Almirante Lamego, localizada entre o Centro e o Campo de Fora. Conforme a direção da unidade, o retorno foi tranquilo e a única dificuldade encontrada foi apenas a falta de alguns professores, que ainda não tiveram suas vagas preenchidas.

“Os professores fazem todo um trabalho de planejamento para que possamos trazer os alunos para a escola da melhor forma possível. Claro que temos alguns transtornos, que são questões como os professores que ainda não temos. Mas vamos nos adaptando e durante a semana remanejando as situações”, diz a diretora Adriana Thomaz.

Para 2020, de acordo com Costa, a várias escolas estarão oferecendo projetos e programas como Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem (Penoa), Mais Alfabetização, Ensino Médio Profissionalizante, Novo Ensino Médio (NEM) e o Núcleo de Prevenção e Combate as Drogas (Nepre).

O ano letivo iniciado nesta semana, prevê, conforme calendário escolar, recesso entre 22 de julho e 2 de agosto e está previsto para encerrar em 16 de dezembro.

Volta às aulas na escola Almirante Lamego: estudantes conheceram novo auditório – Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Notícias relacionadas