Ilustração: Evilym Cardoso/Foto: Elvis Palma

O que o fluxo de pessoas numa determinada área influencia na Segurança Pública? Um conceito interessante que podemos observar nas cidades é quanto a diversidade de usos nos bairros, que refere-se à oferta de possibilidades: comércio, bares e restaurantes, prédios residenciais, oportunidades de trabalho e demais serviços urbanos.

Os bairros que comportam todas essas atividades e funções simultaneamente tem mais vitalidade porque atraem um fluxo constante de pessoas. As pessoas não circulam nesses locais apenas ao chegar e sair de casa ou do trabalho, porque há uma oferta rica de opções. E é essa movimentação constante que torna alguns bairros mais seguros do que outros. Quanto mais pessoas ocupando a rua e os espaços da cidade, maior a segurança.

Quais outros fatores que podem nos ajudar numa segurança mais efetiva:

Fachadas ativas – prédios cujo piso térreo é de uso comercial e/ou permite contato visual (conceito de vigilância natural) com a calçada e a rua – aumentam a segurança.
Adensamento populacional no entorno de eixos de transporte – contribui para a criação de novas centralidades e, assim, para uma distribuição mais equilibrada da infraestrutura e dos serviços urbanos.

Atualização do Plano Diretor – deve traçar um plano de infraestrutura direcionado a universalizar a oferta de serviços no perímetro urbano.

Iluminação eficiente – tanto pública quanto privada devem servir para acabar com as “sombras”. Por isso ilumine caminhos, pode árvores, limpe as lentes das lâmpadas, etc.
O crime é fruto de muitas situações do comportamento humano. Se podemos diminuir algumas práticas delituosas com ações ativas, iremos ter uma maior tranquilidade pública e paz social.

Vale lembrar que segundo a nossa Constituição Federal de 1988, que a Segurança Pública é direito e responsabilidade de TODOS.

🚨 Emergências

Caso sinta ou perceba algo estranho, chame imediatamente a Polícia Militar pelo canal de emergências 190.

IMPORTANTE: Salve os contatos de segurança com o “aaa” (exemplo: aaa Polícia Militar) antes do nome, para que eles fiquem sempre à frente dos outros números salvos e sejam o primeiro telefone de sua agenda.

🚔 Rede de Vizinhos

Se você não faz parte de um grupo de Rede de Vizinhos, entre em contato conosco no quartel da PM, na Rua Saul Ulysséa, nº 200, no bairro Mar Grosso, de segunda a sexta-feira, ou converse com um policial militar da cidade.

Polícia Militar de Santa Catarina – Presentes e protegendo!


EVANDRO DOS PASSOS FARIAS, é policial militar desde 2003. Formado em Engenharia de Pesca (Udesc) e especialista em Gestão e Planejamento de Cidades (Unica). É integrante da Rede de Produção Científica da PM-SC e gerencia o programa Rede de Vizinhos no 28º Batalhão de PM de Laguna.