Previous
Next

Mutirão de catarata no Carnaval beneficia pacientes de Laguna

Dez pacientes de Laguna que aguardavam por uma cirurgia de catarata vão poder realizar o procedimento entre os dias 21 e 23 de fevereiro durante a quinta edição do mutirão promovido pelo Hospital Santa Terezinha (HST), de Braço do Norte. Ao todo, são esperadas 1,2 mil pessoas entre pacientes e acompanhantes durante os três dias.

“Esta já é a quinta edição de mutirões realizada pelo HST, o desafio agora é superar as expectativas e repetir o atendimento humanizado prestado até agora nas edições anteriores, cada mutirão é um novo desafio à nossa equipe”, destaca o presidente do HST, o advogado Pedro Michels Neto.

O HST já realizou mais de 2,5 mil procedimentos em todos os mutirões realizados, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. “Nossa fila de espera é pouca, pois estamos frequentemente levando nossos pacientes em hospitais que liberam para eles as cirurgias”, comenta a secretária de Saúde de Laguna, Valéria Olivier.

A unidade preparou uma estrutura especial para receber pacientes e acompanhantes: uma cobertura será instalada no estacionamento para recepcionar as caravanas dos municípios que são agendadas por horários e dias específicos.

De acordo com o hospital, os primeiros pacientes devem chegar ainda na madrugada de sexta-feira a partir das 5h30, onde farão A identificação e finalizar o cadastro, esses pacientes ainda passam por duas etapas de acolhimento antes da cirurgia. A unidade informou, ainda, que os atendimentos de urgência e emergência continuam normalmente, com os dois plantonistas. Ficam adiadas a realização e entrega de exames do Centro de Diagnóstico por Imagem.

“É importante lembrar que pacientes maiores de 60 anos devem obrigatoriamente possuir um acompanhante. Essa é uma recomendação de extrema importância já que a grande maioria dos pacientes são idosos e muitos esquecem das recomendações pós-cirúrgicas”, ressalta o diretor geral do HST, Vitor Abitante. As cirurgias ocorrem durante todo o dia, após o procedimento os pacientes vão voltar ao hospital no dia seguinte para retorno médico.