Cadastro para desconto na balsa recebe mais de 100 novas adesões

A revisão cadastral para novos usuários moradores da região do Farol de Santa Marta terem acesso ao desconto da travessia feita pela balsa encerrou no último dia 20. Segundo a Intendência da Ilha, órgão da prefeitura que equivale à uma secretaria especial para a região, foram inseridos 119 novos veículos no cadastro.

Essa revisão ocorre de seis em seis meses e atende ao exigido no  Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela prefeitura, Uapi e a empresa Laguna Navegação, em junho de 2019 e que está em vigor desde agosto do mesmo ano. O documento autorizou a concessão de desconto especial para usuários da balsa que fossem moradores daquela região.

Com a carteira de identificação, o usuário da ilha pagará tarifa diferenciada em relação aos demais utilizadores: R$ 2,50 para motos e R$ 10 para veículos comuns. Para residentes em outras localidades ou visitantes de fora do município, as taxas cobradas são: R$ 3 para motos e R$ 17 para veículos comuns. Em ambos os casos, não é cobrada passagem para pedestres.

Os cadastrados ganham um carteira, confeccionada pelo órgão. Elas custam R$ 10, para proprietários de veículos e R$ 5, para motos, e são entregues pela intendência.

Os dados gerais da Intendência da Ilha apontam que já foram cadastrados 1089 veículos (970 em agosto de 2019), sendo 884 carros e 244 motos. A próxima fase de revisão está prevista para agosto deste ano.

Outros preços

A tarifa, conforme o TAC, permaneceu inalterada para:

  • Caminhão pequeno/micro-ônibus – R$ 24
  • Caminhão toco – R$ 39
  • Caminhão trucado – R$ 53
  • Veículo carga perigosa – R$ 65
  • Ônibus de turismo – R$ 55
  • Ônibus de linha – R$ 31
  • Bicicleta – R$ 2,25
  • Carroça- R$ 4,25
  • Animais- R$ 3,25
  • Automóvel com reboque – R$ 26
  • Jamanta – R$ 65

Documentos necessários para cadastro ou revisão de informações

Em agosto de 2020, o morador que tiver direito a desconto, deverá apresentar os seguintes documentos na sede do órgão:

  • RG e CPF;
  • Título de eleitor (opcional);
  • Comprovante de residência;
  • Cartão do SUS (emitida pela Unidade Básica de Saúde da comunidade);
  • Documentos do carro ou moto;
  • Comprovante de residência.

A sede da Intendência da Ilha, onde é feito o cadastro, está localizada na comunidade da Passagem da Barra, nº 339. Mais informações: (48) 99161-4014 (Cida)