Bombeiros de Laguna intensificam ações e orientam foliões durante Carnaval

O Corpo de Bombeiros de Laguna pensando em prevenir ocorrências e garantir a segurança das pessoas que buscam diversão e lazer nas festas de Carnaval, lança a Operação Carnaval 2020, que começa oficialmente nesta sexta-feira, 21, e se estende até a próxima quarta-feira, 26. Nos principais eventos da região as equipes estarão à disposição para atender ou orientar os foliões.

Para a folia em Laguna será ativada mais uma ambulância, além de reforço do efetivo de outros quartéis da região. Já para os que buscam as praias ou balneários será reforçado a quantidade de guarda-vidas que trabalharão na prevenção, com o monitoramento e orientações preventivas, mas preparados para agir, caso necessário em ações de socorro ou resgates aquáticos. Embarcações com equipes de mergulho, estarão em prontidão e o reforço aéreo poderá ser acionado a qualquer momento.

Contudo a experiência mostra que muitas ocorrências atendidas no período de festas de Carnaval são relacionadas a imprudência.

Para que a festa comece e termine bem, a orientação do Corpo de Bombeiros é evitar os excessos como não dirigir e não entrar no mar, lagoas ou piscinas após a ingestão de bebidas alcoólicas.

Orientações

  • Para quem vai festejar o Carnaval em clubes ou bailes fechados, procure visualizar as saídas de emergência e localização de extintores. Em caso de pânico você estará preparado para agir.
  • Evite excessos de bebidas alcoólicas, que podem levar a situação de coma.
  • Em trios elétricos ou festas ao ar livre, evite grande aglomerado de pessoas e mantenha distância segura do carros de som ou trios elétricos.
  • Para quem viajar no feriado de Carnaval, procure se deslocar em rodovias em horários alternativos, fora de grandes picos de congestionamentos.
  • Nas praias e balneários, procure as áreas monitoradas para se banhar, respeitando a sinalização das bandeiras e a orientação dos guarda-vidas.
  • Crianças devem estar acompanhadas de adultos e, se possível, com pulseiras de identificação.

Em caso de emergência acione o Corpo de Bombeiros Militar pelo fone 193