Alerta para temporais e descargas elétricas é emitido pela Defesa Civil catarinense

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Entre o período de 11h à meia-noite desta terça-feira, 18, podem ocorrer temporais junto com descargas elétricas em Santa Catarina. É o que indica um alerta emitido nesta manhã pela Defesa Civil catarinense, válido para todas as regiões do estado.

A previsão do tempo indica que uma frente fria deve derrubar as temperaturas começando pela região de fronteira com o Rio Grande do Sul e se espalhe por Santa Catarina no decorrer do dia. Com o temporal, existe chance de raios, vendavais e de queda de granizo.

Segundo a Defesa Civil, como a precipitação acontece de forma mal distribuída, algumas regiões podem não ter sinais de temporais ou de descargas elétricas.

Recomendações

  • Quando há tempestade acompanhada de descarga elétrica (raios), ventos fortes ou granizo: se proteja em local abrigado, que seja longe de placas, árvores, ou qualquer outro objeto que possa ser arremessado;
  • Se não houver abrigo: se abaixe, com os pés juntos, cabeça encostada em seu peito ou entre joelhos e cubra, com as mãos as orelhas ou apoiadas nos joelhos;
  • Se estiver na praia: jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado: desligue os aparelhos eletrônicos, não utilize telefone, fique longe das janelas e se lembre, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.

Qualquer ocorrência deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone (48) 9 9931-1697 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Notícias relacionadas