Previsão indica chuva persistente e volumosa para a região Sul

A Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo em Santa Catarina, emitiu um alerta da previsão de chuva persistente e volumosa a partir das 17h, desta quarta-feira, 22, até 22h de amanhã.

Nesse período é esperado chuva permanente, moderada a forte em alguns momentos, com acumulado médio de 30 a 70 mm, podendo ocorrer pontuais maiores, devido ao fluxo de umidade do mar, associado à formação de um ciclone subtropical entre o litoral de SP e SC.

Em nota, a Defesa Civil estadual, alerta que no início desta quinta-feira, 23, está previsto o deslocamento de um ciclone com características subtropicais em alto-mar, afetando as condições de tempo em Santa Catarina.

Leia mais: Defesa Civil alerta para ciclone subtropical

Logo, já a partir do fim da madrugada e ao longo da tarde do período, o transporte de umidade se intensifica na costa catarinense. Desta maneira, a previsão é de acumulados significativos de precipitação nas regiões da faixa Leste do estado, com destaque para a Grande Florianópolis, litoral Sul e áreas de fronteiras com o planalto Sul. Existe a possibilidade de enxurradas, deslizamentos e alagamentos para as regiões Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Formação de ciclone com possíveis características subtropicais

Entre final de tarde desta quarta e ao longo da quinta-feira, está prevista a formação de um ciclone com características subtropicais em alto-mar, na costa entre Rio de Janeiro e Espírito Santo com deslocamento inicialmente para a direção Sul de seu eixo, afetando as condições de tempo e mar em Santa Catarina. A partir do fim da tarde desta quarta-feira, há condição de chuva em toda costa catarinense.

Na quinta-feira, 23, o mar ficará agitado, resultando em ondas de direção de Sudeste a Leste e altura entre 3,0 e 4,0 metros em alto mar, entre as regiões do Norte de Laguna ao litoral Norte do estado. Já nas áreas mais próximas da costa, a previsão é de ondas de 2,5 metros de altura.

A Defesa Civil de SC está acompanhando a formação e recomenda acompanhar as atualizações e possíveis avisos e alertas nas redes sociais e site da Defesa Civil.

Recomendações da Defesa Civil

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Em Laguna

Quarta: mínima de 18ºC e máxima de 27ºC – Encoberto com chuva;
Quinta: mínima de 20ºC e máxima de 25ºC – Encoberto com chuva;
Sexta: mínima de 15ºC e máxima de 26ºC – Nebulosidade variável com chuva isolada.

Veja os detalhes

Quarta-feira (22/01):                                                                
Tempo: encoberto com chuva no decorrer do dia em SC, com pancadas mais intensas no Litoral. À noite a condição de chuva diminui no Oeste e Meio Oeste.
Temperatura: com pouca variação, baixa em relação aos dias anteriores, devido à nebulosidade e à chuva.
Vento: sudeste com variações de leste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.
Sistema: corrente de jato em altos níveis da atmosfera sobre SC. Formação de áreas de instabilidade a partir da tarde no Oeste e Meio Oeste e um cavado no litoral do Sudeste e parte do Sul do Brasil.

Quinta-feira (23/01):
Tempo: variação de nuvens com pancadas de chuva à tarde no Oeste e Meio Oeste, mais encoberto com chuva persistente no decorrer do dia do Planalto ao Litoral, sobretudo na faixa litorânea. Por alguns momentos a chuva será de intensidade moderada a forte.
Temperatura: com pequena elevação na maior parte do estado, principalmente no Oeste.
Vento: sudeste, com variações de leste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sexta-feira (24/01):
Tempo: sol com poucas nuvens no Oeste e Meio Oeste e mais nebulosidade nos Planaltos Sul e Norte. Nas demais regiões variação de nuvens com chuva fraca por alguns momentos.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudeste a sul, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sábado e domingo (25 e 26/01):
Tempo: sol com poucas nuvens em todas as regiões de SC.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudoeste a sudeste, passando a nordeste a partir de domingo, fraco a moderado.

Notícias relacionadas

Previous
Next