Foto: Júlio Cavalheiro/Secom-SC

O delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Koerich, foi nomeado, nesta segunda-feira, 6, pelo governador Carlos Moisés da Silva, o novo presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial. Criado em 2019, o modelo de governança é comandando anualmente por um dos chefes de cada órgão da Segurança Pública do estado: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Geral de Perícias. No ano passado, foi conduzido pelo comandante-geral da PMSC, Carlos Alberto de Araújo Gomes.

Segundo ele, a experiência atingiu maturidade e deu certo elevando a segurança pública a um novo patamar. “A criminalidade caiu, o medo diminuiu e a confiança nas forças policiais cresceu fazendo da segurança motivo de orgulho para os catarinenses e de atratividade econômica”, frisou Gomes. Paulo Koerich ressaltou que seguirá a política de governo instituída para melhorar ainda mais os índices de criminalidade registrados. No ano passado, o Estado registrou queda substancial nas mortes violentas, roubos (-30%) e furtos (-14%), atingindo a marca histórica de menos de 10 mortes para cada 100 mil habitantes e se consolidando como um dos estados mais seguros do Brasil.

Nesta coluna, também apresentamos mais dois deputados líderes de bancadas da Assembleia Legislativa, Paulinha (PDT) e Sargento Lima (PSL), na série Retrospectiva 2019/Perspectivas 2020:

Paulinha (PDT)

“O primeiro ano do nosso mandato seguiu a toada dos seis anos à frente da administração municipal de Bombinhas: de muito trabalho e com foco em ações concretas que melhorem a vida das pessoas. Por comandar a Comissão de Trabalho, atuamos diretamente na avaliação da Reforma Administrativa do governo do Estado, aprovada por unanimidade e dentro do prazo previsto. Um dos projetos mais importantes é o que prevê a imunidade tributária sobre a seguridade social dos hospitais e unidades públicas de saúde, que hoje é concedida aos hospitais filantrópicos. Aprovado na Alesc, o texto precisa do aval de mais 13 Assembleias Legislativas para chegar ao Congresso como PEC. Também estamos consolidando a construção de um conteúdo educacional sobre a cidadania e o não preconceito, técnico, construído pela comunidade acadêmica de SC para que seja trabalhado na rede pública. No âmbito geral, certamente os primeiros meses de 2020 serão de empenho integral na avaliação da Reforma da Previdência estadual, que será feita de forma equilibrada, responsável e justa.”

Sargento Lima (PSL)

“Como é meu primeiro mandato, não tenho como comparar a atual legislatura com as anteriores, porém, pelo que ouvimos dos colegas há mais tempo na Casa e de servidores, este tem sido um ano atípico. Isso me causa alegria, pois a nossa proposta é a mudança. Não existe melhoria sem que haja mudança, principalmente no campo político. No próximo mês já teremos a oportunidade de comemorar o aniversário de um ano sem que tenhamos um presidente ou vice indiciados, presos ou que tenham sofrido impeachment. É uma grande vitória para um país responsável pelo maior escândalo de corrupção da história da humanidade. Minha força motriz é a fé na reação diante de qualquer ação que coloque em prejuízo o coletivo, mesmo que esta venha adoçada por boas intenções. Vimos que neste primeiro ano de mandato todos os eleitos puderam revelar suas verdadeiras intenções. Para 2020, não espero grandes surpresas, pois sei que a tranquilidade e a segurança econômica do nosso País está em boas mãos. Em decorrência disso,7 por efeito cascata, os estados também gozarão deste benefício.”


PELO ESTADO, é uma coluna diária produzida pelas jornalistas da rede SCPortais. O conteúdo é compartilhando com mais de 30 veículos e traz assuntos relevantes da política e economia do estado, além de entrevistas com personalidades fortes catarinenses.


As informações e opiniões expressas não refletem o pensamento do Agora Laguna e são de total responsabilidade de seu autor.