Novo delegado da Capitania dos Portos quer manter linha de trabalho de antecessor

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 1,520 visualizações,  20 views today

Desde quinta-feira, 23, a Capitania dos Portos em Laguna tem novo delegado. O capitão-de-corveta James Batista assumiu o cargo no lugar do também capitão-de-corveta Aldo Carvalho da Rocha, que estava na função desde 2018.

A cerimônia de troca de delegados foi realizada na sede da capitania, às margens da lagoa Santo Antônio, e foi acompanhada pelo capitão de mar e guerra Alexandre Lopes Vianna de Souza, delegado-geral dos Portos em Santa Catarina. Apesar do clima chuvoso, a solenidade aconteceu normalmente e foi muito concorrida.

Para o novo delegado, que vem da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, a missão é manter a linha operacional que o ex-comandante vinha desenvolvendo na unidade de Laguna. “Vou manter o trabalho que o comandante Aldo vinha realizando, que foi de suma importância, e vamos trabalhar em conjunto com as demais entidades locais para manter a segurança em alto mar e combate a poluição do meio hídrico”, afirma Batista, após o fim da cerimônia.

A passagem de comando representou a conclusão de um ciclo de dois anos de Aldo Carvalho à frente da capitania em Laguna. “Foi período de muito trabalho, empenho e dedicação. Tenho certeza que deixo um legado de continuidade do meu trabalho para o novo delegado”, avalia Carvalho. O ex-delegado irá seguir para a Escola de Aprendizes da Marinha, localizada em Florianópolis. “Aqui fui muito bem recebido. É uma cidade turística, mas sobretudo acolhedora. Aprendi a amar Laguna e seus cidadãos e levarei essa lembrança comigo”, completa.

Sobre a capitania

A Capitania dos Portos em Laguna tem como objetivo contribuir para o cumprimento das tarefas de responsabilidade da Marinha, na sua área de jurisdição, como orientar, coordenar e controlar as atividades relativas à marinha mercante e organizações relacionadas, em sua área de atuação.

A unidade da cidade juliana surgiu em 1920 como Capatazia de Laguna e foi elevada à categoria de agência em 14 de setembro de 1923, data em que lembra como aniversário de criação. Nessa condição inaugurou em 1940 sua atual sede e mais recentemente em 1993 foi classificada para se tornar uma delegacia dos portos.

Capitão James Batista (E), capitão Lopes Vianna (C) e capitão Aldo Carvalho (D) – Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Notícias relacionadas