Divulgação/Museu Ferroviário Tubarão

Logo no começo de 2020, quem desejar reviver as emoções de um passeio de maria-fumaça, como acontecia até meados do século XX, poderá aproveitar e fazer uma viagem pelos trilhos do tempo, passando por paisagens da histórica Laguna. O Museu Ferroviário de Tubarão programou as três primeiras datas para o passeio turístico que vem atraindo turistas de diversas partes do país.

A primeira viagem é no próximo dia 12 de janeiro e fará o percurso Tubarão x Laguna. A cidade faz parte do roteiro turístico não só por ser cortada pelos trilhos da ferrovia, mas, também, por ser um dos lugares que mais atrai os turistas que procuram esse tipo de diversão em suas viagens.

“São esses passeios que mantém o museu, as manutenções nos vagões e locomotivas. É a venda dessas passagens que mantém essa famosa atração turística da Amurel em funcionamento. Quando você compra uma passagem, não vai apenas fazer um passeio de trem, estará contribuindo com a preservação da memória ferroviária”, comenta o voluntário do museu, Jefferson Vitorino.

A viagem é recheada por música, histórias, apresentações culturais, e também, por muito chope. “Esse passeio entre Tubarão e Laguna é um dos mais pedidos. Os turistas vislumbram paisagens, pontes, sítios e um ângulo diferente da ponte Anita Garibaldi, além de ficar no escuro por alguns segundos quando o trem passa entre um paredão de pedras”, destaca.

Os passeios

Para quem ficou interessado em viajar pelos trilhos da ferrovia, o museu agendou um passeio para começar 2020 com a locomotiva a todo vapor:

  • Dia 26 de janeiro: custa R$70,00 por pessoa e crianças até cinco anos não pagam se viajarem no colo. No pacote estão inclusos: a visita ao museu, passagem de trem ida e volta, apresentações culturais. Esse é um passeio bate e volta, ou seja, não haverá desembarque na cidade. Saída 8h30 e retorno às 10h30.

As passagens podem ser compradas diretamente no museu ferroviário, localizado na Avenida Expedicionário Pedro Zapelini, Oficinas, em Tubarão; ou reservando via depósito bancário pelo telefone (48) 9 9938-3684 (Jefferson). Outras informações: (48) 3632-3450 (museu).

O que é uma maria-fumaça

Maria-fumaça é uma locomotiva impulsionada por motor a vapor e é composta por três partes principais: caldeira (produz vapor usando energia do combustível), máquina térmica (transforma energia do vapor em trabalho mecânico) e a carroçaria, responsável por carregar o resto da composição.

A locomotiva ainda é acompanhada por um vagão-reboque que transporta combustível e a água necessários para a alimentação da máquina. Elas surgiram no século XIX e reinaram até o século seguinte. O apelido foi dado, no Brasil, por causa da densa nuvem gerada pela chaminé, formada por vapor e fuligem.

O museu foi criado em 1997 e preserva dez marias-fumaças, – a de 1953, construída pela Jung, é quem vai transportar os passageiros – sendo que 80% rodaram nos trilhos da estrada de ferro tubaronense.


Atualizado às 19h50, de 14/01.