Abrigo de passageiros é instalado próximo à faixa de pedestre

E a história se repete. Depois da polêmica construção das faixas elevadas ao longo da avenida Calistrato Muller Salles, acesso à cidade, agora o problema está na instalação de um abrigo de passageiros, na mesma via, próximo à um  posto de combustível, no bairro Portinho.

“Acho um risco eu ter que descer do ônibus e atravessar a faixa. E se vem outro veículo ultrapassando e não me vê?”, questiona uma senhora que passava pelo local.

O equipamento, também colocado pela empresa MKS Engenharia Ltda, devido a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), como compensação em um acordo assinado entre o Ministério Público, poder executivo e a construtora, para minimizar o impacto no trânsito, provocado pelo Residencial Anita, entregue em 2018 pela empreiteira, foi instalado paralelo a uma faixa de pedestres.

Segundo o engenheiro da MKS, Leandro Thiesen, a instalação foi feita de acordo com o projeto apresentado. “O local de implantação foi originalmente tratado de maneira verbal, com a concordância do proprietário do mercado, o qual cedeu o espaço para que a prefeitura autorizasse a implantação. Diante do exposto, protocolamos o projeto para fins de arquivo junto à prefeitura/planejamento, inclusive para as tratativas junto às empresas de transporte público do município de Laguna”, afirma.

Leia também: ‘Houve erro de fiscalização’, admite Mauro Candemil sobre faixas elevadas

“Nossos motoristas estão pedindo aos passageiros para que não atravessem pela frente do ônibus, porque sempre vem uma moto ou carro ultrapassando […] E se a pessoa for passar na frente do ônibus, acaba tirando a visão do motorista que está vindo e pode dar problema”, alerta a responsável pela empresa Lagunatur, Cláudia Bonazza.

Agora Laguna

O que diz o Código de Trânsito Brasileiro 

Capítulo XV – Das infrações, artigo 182 – Parar o veículo no passeio ou sobre a faixa destinada a pedestres, sobre ciclovias ou ciclofaixas, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardins públicos: VI – Infração – leve; e Penalidade – multa.

O que diz a prefeitura

Em contato com o novo diretor de trânsito, o guarda municipal Francisco Egídio Cidade Jr., confirmou que o local não está correto e como iniciou sua nova função recentemente, iria tomar conhecimento do caso.

A equipe de reportagem do Portal Agora Laguna, fez contato no início da tarde desta sexta-feira, 31, com a secretária interina de Planejamento Urbano, Gabriela Belmiro. Ela estava em reunião com o Iphan e Caixa Econômica Federal e daria mais detalhes durante o dia, além de buscar mais informações junto a empresa para apurar os fatos.

Por volta das 17h30, a secretária disse, via redes sociais, que “na imagem da aprovação, não existia nenhuma faixa no local e que de acordo com o que conversei com algumas pessoas da comissão, ficou acordado quando colocado o abrigo de ônibus que a faixa seria apagada e inserida em outro local próximo dali”.

Foto: André Luiz/Agora Laguna

Assim que outras informações forem passadas pela prefeitura, o conteúdo será atualizado.