Projeto de monitoramento divulga laudo sobre morte de toninha

A toninha encontrada morta na última sexta-feira, 27, foi vítima de ByCatch, como é chamada tecnicamente a pesca acidental. É o que aponta o laudo da necropsia feito pela equipe de especialistas do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), coordenado pela Udesc em Laguna.

O animal foi encontrado na orla da Praia do Mar Grosso, perto dos Molhes da Barra, por banhistas que passavam pelo local. A toninha estava com a nadadeira caudal decepada e foi recolhida pelos veterinários para que fosse realizada a necropsia, na Unidade de Estabilização de Fauna Marinha da Udesc.

De acordo com o PMP-BS, as marcas deixadas pela rede e o corte proposital na nadadeira caudal é típico do desemalhe da rede e descarte do animal, o que configura caso de ByCatch. A toninha é um pequeno golfinho tímido e o mais ameaçado de extinção do Atlântico Sul e tem aparência semelhante a de um boto nariz-de-garrafa.

Conforme os dados do projeto, já foram confirmadas as mortes de 73 toninhas vítimas de pesca acidental nos últimos quatro anos do projeto. Hoje, o ByCatch é a principal ameaça aos pequenos cetáceos costeiros do Brasil.

Sobre o PMP-BS

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no polo pré-sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato com o projeto pelo telefone 0800 642 3341.

Notícias relacionadas