Foto de boto preso a saco de lixo causa preocupação

Foto: Cida Hoffmann/Arquivo pessoal

O registro feito na manhã de segunda-feira, 30, pela fotógrafa Cida Hoffmann mostra uma cena preocupante. Um boto nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) nada normalmente nas águas do Canal da Barra com um saco de lixo preso na em sua nadadeira. A foto chegou à redação do Portal Agora Laguna no fim da manhã desta terça-feira, 31.

“Hoje minha revolta é com este povo que joga lixo na nossa praia. Nosso boto Carobá que é o melhor boto, trabalhando com um saco de lixo na sua galha [sic]. Gente vamos preservar o que temos de tão lindo e amado”, disse Cida, em sua postagem no Facebook.

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Laguna informou que não possui mais detalhes sobre o caso, e que não pode afirmar se o animal conseguiu se soltar do plástico. “Acredito que ele tenha se soltado do saco de lixo, senão teríamos recebido ligações sobre”, diz o capitão Fernando Magoga, comandante da corporação.

O professor da Udesc Laguna e coordenador do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), Pedro Castilho, confirma que não há informações mais concretas sobre o boto. “Não é a primeira vez que acontece isso”, ressalva. “Já vimos casos em que os bichos brincam com o lixo e outros que carregam por um tempo e ele cai. Visualmente é feio, pelo lixo e pela interação, mas é bem provável que esteja sob controle”, completa.

A fala do especialista é confirmada pelo pescador da região, Rafael Schmitz. De acordo com ele, o Caroba, boto da foto, costuma ‘brincar’ com plantas, algas, e plástico, talvez numa tentativa de ‘alertar’ o ser humano. “Caroba está bem e já largou o seu ‘brinquedo'”, diz.

A situação, segundo Castilho, no entanto serve como um alerta. “Demonstra que o ambiente está bem descuidado, afinal continuamos a tratar a lagoa como depósito de lixo”, lamenta.

Informações atualizadas sobre a situação do boto podem ser repassadas pelo telefone (48) 3647-7780. “Estamos com uma equipe na lagoa, mas ainda não conseguimos visualizar o boto”, acrescenta Magoga.

Equipe da Ambiental aborda pescador em busca de informações que permitam visualizar boto fotografado – PMA/Agora Laguna