Distribuição de pulseirinhas ajuda a evitar desaparecimento de crianças na praia

Pela quarta vez consecutiva no litoral Sul, policiais civis têm percorrido as praias mais movimentadas para orientar e distribuir pulseiras de identificação para que pais possam colocá-las em seus filhos e evitar casos de desaparecimento. A ação acontece desde 2011 e foi iniciada nas praias do litoral Norte de Santa Catarina.

O conceito nasceu a partir da ONG Criança Desaparecida, fundada pelo policial lagunense Renato Amaral em 2010, que atua em Joinville, para auxiliar na busca por crianças desaparecidas e foi abraçada pela Polícia Civil. A ação nas praias da área de atuação da 18ª Delegacia Regional de Polícia Civil foi feita na última semana, entre os balneários visitados estão Mar Grosso e Farol, em Laguna.

“É um trabalho que já vem há alguns anos sendo feito e com muita efetiva. É a Polícia Civil mais uma vez mostrando sua preocupação com os turistas e sobretudo as crianças no litoral catarinense”, avalia o delegado regional de Laguna, Raphael Giordani.

A pulseira é feita de um material resistente à água e impede que as informações sejam apagadas facilmente. Quase 7 mil pulseiras já foram distribuídas desde o início da ação neste ano.

Plataforma on-line auxilia

A partir de dados dos boletins de ocorrência policiais, a organização, mantida pelo Movimento Catarinense pela Busca à Criança Desaparecida, criou um site onde mantém uma base de dados de desaparecidos. Desde o surgimento, em 2011, a plataforma ajudou a encontrar 160 crianças e atualmente tem o registro de 33 menores sumidos em praias catarinenses.

Divulgação/Polícia Civil

Notícias relacionadas