Confira o que funciona no Natal e Ano Novo, em Laguna e Pescaria Brava

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

As festas de Natal e Ano Novo vão provocar alterações nos horários de funcionamento de alguns serviços das repartições públicas municipais, órgãos, entidades e empresas de Laguna e Pescaria Brava.

O Portal Agora Laguna fez um levantamento e traz os detalhes. Empresas que tiverem interesse em anunciar seus horários modificados podem enviar e-mail para redacao@staging.agoralaguna.com.br ou no WhatsApp (48) 9 9827-3496. A relação pode sofrer alterações.

Serviços

Repartições municipais: a Prefeitura Municipal de Laguna fica sem expediente nos dias 23, 24, 26, 27, 30, e 31 de dezembro, mantendo apenas os serviços essenciais à população em funcionamento, como Samu, Guarda Municipal, coleta de lixo, limpeza pública, museus e atividades-fim das secretarias de Turismo e Saúde.

A administração de Pescaria Brava estará em recesso entre 23 de dezembro e 3 de janeiro, mantendo apenas serviços internos, conforme necessidade. O Setor de Transporte e Secretaria de Saúde não terão recesso.

Repartições estaduais: o governo do Estado decretou ponto facultativo nos dias 23, 24, 26, 27, 30, e 31 de dezembro. A decisão exclui apenas as atividades finalísticas, serviços essenciais, além disso, outros serviços públicos serão mantidos em escalas de plantão.

Câmara de Vereadores: foi decretado recesso para os dias 23, 24, 26, 27, 28, 30 e 31 de dezembro de 2019 e nos dias 2 e 3 de janeiro de 2020, conforme decreto municipal nº 6.141/2019, de 03 de dezembro de 2019.

Em Pescaria Brava, o Legislativo vai estar de recesso entre 23 de dezembro e 10 de janeiro. O atendimento volta ao normal a partir do dia 13 de janeiro de 2020.

Poder Judiciário: fórum da Comarca está em recesso forense conforme determinado pelo TJ-SC. Nesse período, estão suspensos em Santa Catarina os expedientes até 6 de janeiro e os prazos judiciais até janeiro de 2020. Havendo necessidade, casos podem ser atendidos em regime de plantão. O detalhamento do recesso forense está na resolução nº20/2019, que pode ser lida na íntegra aqui.

O Ministério Público até 6 de janeiro de 2020, estará em recesso e atenderá ao público externo em regime de plantão nos casos urgentes. Ficarão suspensos o expediente e os prazos fixados no âmbito do órgão neste período. O prazo de suspensão para a tramitação dos procedimentos extrajudiciais se estenderá até o dia 20 de janeiro de 2019, de acordo com a portaria n. 4481/2019/PGJ.

Coleta de lixo: em Laguna, a partir do dia 26 de dezembro inicia a rota de Verão (Confira no fim da matéria). Já em Pescaria Brava, não sofrerá alterações.

Samu: atendimento normal.

Capitania dos Portos: sem atendimento ao público nos feriados nacionais.

Unidades de saúde e escolas: as unidades escolares particulares e públicas (redes estadual e municipal) de ambas as cidades estão em férias de fim de ano. No município de Laguna, as unidades de saúde vão estar fechadas no feriado.

A prefeitura de Pescaria Brava definiu ainda, no decreto 484/2019, que servidores das unidades de saúde, extensões, farmácias básicas e de combates a endemias, terão expediente das 7h às 13h entre os dias de recesso, com exceção dos fins de semana e os dias de feriado nacional.

Bancos: segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento nos dias 25 e 31 e 1º de janeiro, e no dia 24 de dezembro (véspera de Natal), os bancos abrem das 9h às 11h.

De acordo com o órgão, a população poderá usar os canais alternativos de atendimento para realizar as operações bancárias – como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes.

Os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone e etc) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais. Caixas e serviços eletrônicos das agências continuarão em funcionamento nos feriados.

Os clientes também podem agendar o pagamento das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Correios: nesta segunda-feira, 23, o funcionamento será normal. Na terça-feira, 24, as agências operam das 9h às 14h, exceto as unidades que possuem horário diferenciado por obrigatoriedade contratual (shopping, prédios comerciais ou governamentais). Na quarta-feira, 25, não haverá atendimento nas agências. Funcionamento normal na segunda-feira, dia 30. Na terça e quarta-feira, dias 31 e 1º, não haverá atendimento nas agências.

A empresa deixa à disposição seus canais oficiais para os clientes entrarem em contato em caso de dúvidas. A Central de Atendimento dos Correios atende nesse link.

Transporte coletivo: a Lagunatur informou que atuará em horários padrões de feriado nos dias 25 e 31 de janeiro. Na virada de ano e também no feriado de Natal, alguns ônibus extra serão disponibilizados, principalmente para usuários da linha Mar Grosso x Cabeçuda. As escalas de veículos ou mais horários ocorrem conforme for detectada a necessidade.

A empresa Alvorada, concessionária do serviço intermunicipal, informou que valem os os horários padrões de domingo no Natal e Ano Novo.

Turismo: Casa Pinto D’Ulysséa (ao lado da Fonte da Carioca, sede da Secretaria de Turismo e Lazer), atendimento de segunda à sexta das 9h às 19h e de sábado a domingo, das 9h às 17h; e o Centro de Atendimento ao Turista abre de segunda à sexta das 9h às 18h e de sábado a domingo, das 9h às 17h. Ambos os locais ficam fechados no feriado.

Unidade Sesc: Sem atendimento nos dias 24, 25, 26, e 31 de dezembro, 1º de janeiro.

Casan: atendimento presencial normal no dia 23, 26, 27 e 30. Dias 24, 25, 28, 29, 31 e 01, plantão e através do telefone 0800 643 0195 ou via chat 24 horas no site da companhia.

Celesc: sem atendimento presencial fechado nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1° de janeiro. Os serviços essenciais serão mantidos durante todo o período. Para emergências, o consumidor pode ligar para 0800 48 0196 ou informar sobre falta de energia enviando um SMS para o número 48196 com a mensagem SEM LUZ e o número da unidade consumidora.

Serviços comerciais estão disponíveis no portal Celesc, Agência WEB, ou pela discagem gratuita 0800 48 0120 em toda área de concessão.

Comércio: confira aqui os horários especiais do comércio de Laguna.

Supermercados

Angeloni: aberto das 8h às 22h, nos dias 23 e 30 de dezembro; das 8h às 19h, nos dias 24, 26, 27 e 28; das 8h às 21h, no dia 29. E fecha no Natal e no primeiro dia de 2020.

Althoff: abre em horário normal das 8h à 22h, nos dias 23, 26 a 31 de dezembro. No dia 24, abre das 8h às 20h e permanece fechado nos feriados de Natal e Ano Novo (1º).

Novo: abre das 8h às 21h (nos dias 23, 26, 27, e 30); das 8h às 20h (dias 21 e 29); das 8h às 19h (dia 31); fechado no dia 25 e 1º/1.

Supermercado P&G: aberto das 8h às 20h, sem fechar ao meio-dia, todos os dias. Não abre no dia 25 e 1º de janeiro.

Tieli: abre das 8h até 22h, no dia 23; até às 20h, no dia 24; até às 23h, nos dias entre 26 e 5 de janeiro, exceto aos domingos, que fecha às 21h. Não abre nos dias 25 e 1º de janeiro.

Horários de verão da coleta de lixo

Segunda-feira
Mar Grosso,Sítio Paraíso, Laguna Internacional, Gi, Farol, Cigana, Canto da Lagoa, Ponta da Barra, Praia da Teresa, Cabeçuda, Itapirubá, Praia do Sol, Nova Fazenda, Estreito, Centro Histórico, Morro da Glória, Campo de Fora, Portinho e Centro.

Terça-feira
Mar Grosso, Magalhães, Vila Vitória, Navegantes, Esperança, Cohab, Mato Alto, Loteamento Juliana, Barranceira, Progresso, Esperança, Centro.

Quarta-feira
Mar Grosso, Laguna Internacional, Itapirubá, Farol, Campos Verdes, Galheta, Praia da Barra, Ponta da Barra, Cabeçuda, Centro Histórico, Morro da Glória, Campo de Fora, Portinho e Centro.

Quinta-feira
Mar Grosso, Barbacena, Magalhães, Navegantes, Vila Vitória, Progresso, Esperança, Caputera, Bentos, Perrixil, Centro.

Sexta Feira
Laguna Internacional,Cigana, Canto da Lagoa, Praia da Barra, Ponta da Barra, Praia da Teresa, Praia do Sol, Itapirubá, Nova Fazenda, Estreito, Morro da Glória, Campo de Fora, Portinho e Centro.

Sábado
Mar Grosso,Sítio Paraíso, Gi, Magalhães, Vila Vitória, Navegantes, Cohab, Mato Alto, Loteamento Juliana, Barranceira, distrito de Ribeirão Pequeno, Progresso, Esperança, Centro.

Emergências

Os serviços emergenciais para a população atuam em regime de plantão neste fim de ano. Caso haja necessidade ligue:

Polícia Militar – 190

Polícia Rodoviária Federal – 191

Samu – 192

Corpo de Bombeiros – 193

Polícia Civil – 197

Defesa Civil – 199

*A relação pode sofrer alterações.

Notícias relacionadas