Comissão estadual do bicentenário de Anita discute formação de delegação para ir à Itália

As comemorações dos 200 anos da heroína dos dois mundos, Anita Garibaldi, foram tema de reunião dos órgãos e entidades estaduais que integram a comissão montada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), realizada na tarde de quinta-feira, 5, em Florianópolis, capital catarinense. Os eventos festivos vão unir quatro países em torno da figura da heroína nascida em Laguna.

Os membros da comissão debateram sobre a formação de uma delegação com representantes de Santa Catarina, afim de participar na Itália de visitas e assinaturas de convênios com as cidades e órgãos daquele país que integram o projeto. O governo regional e o parlamento da Emília-Romagna têm se mostrado muito interessados nas ações do bicentenário.

A intenção é que o grupo catarinense tenha reuniões com os ministros do Turismo e Cultura da Itália e acompanhe o plantio da Rosa de Anita, escolhida como símbolo dos 200 anos da heroína, em cidades históricas relacionadas com a história da lagunense. Um dos brotos deve ser plantado na residência onde viveu Menotti Garibaldi, filho do casal revolucionário, nascido no Brasil, mas criado na Itália. A viagem para o país europeu acontece entre 2 e 10 de abril de 2020.

A FCC fixou prazos para que as cidades de Santa Catarina envolvidas apresentem seus projetos. Durante o encontro, o instituto CulturAnita, de Laguna, responsável pelas comemorações na América do Sul, apresentou relatório sobre as ações desenvolvidas nos estados do Rio Grande do Sul e Paraná, e no vizinho país Uruguai.

A reunião foi acompanhada também pelos representantes das comissões municipais envolvidas no projeto. No estado, atualmente participam as cidades de Laguna, Imbituba, Tubarão, Lages, Curitibanos e Anita Garibaldi.

Logotipo oficial

O encontro marcou a aprovação oficial do logotipo que vai identificar as ações do bicentenário de Anita. A marca é composta de uma pintura estilizada que traz a heroína segurando a bandeira da República Catarinense – estado independente criado em 1839. A arte é acompanhada pela Rosa de Anita.