Após aumento de ocorrências, Corpo de Bombeiros pede para que queimadas não sejam feitas

Entre sexta-feira, 6, e este sábado, 7, o Corpo de Bombeiros Militar de Laguna tem atuado incessantemente para combater incêndios em vegetação que têm sido registrados com frequência nos dois dias. Ao todo, a corporação já atendeu cerca de dez ocorrências nos bairros Mar Grosso, Magalhães, Mato Alto, Itapirubá e Campo de Fora. Focos em Roça Grande (Imbituba) e Laranjeiras (Pescaria Brava) também tiveram atendimento dos bombeiros de Laguna.

Dois casos que são destacados pela corporação aconteceram no Magalhães e no Campo de Fora. No primeiro, em um terreno próximo à balsa, um homem ateou fogo no pasto e quando viu, as chamas estavam atingindo casas vizinhas. No segundo lugar, próximo ao sambódromo e ao Restaurante Escola, um incêndio consumiu uma área de 20 hectares.

“Com o clima quente dos últimos dias e como faz tempo que não chove, as plantas estão secas, o que ajuda a propagar o incêndio, ainda mais com o vento. Então a gente pede para que as pessoas não coloquem fogo em terrenos, em lixo, em nenhum local, pois a guarnição acaba ficando empenhada. E tem sido muito desgastante”, alerta o comandante dos bombeiros de Laguna, tenente Henrique Schuelter Nunes.

Segundo o oficial, os incêndios registrados têm sempre indícios de terem sido causados por pessoas, no entanto, felizmente, “nenhuma edificação foi danificada e ninguém ficou ferido”. Neste sábado, Laguna tem previsão de alcançar máxima de 31 graus de temperatura, conforme indica a Epagri/Ciram. A tendência, conforme o órgão, é que a partir de quinta-feira, 12, uma nova frente fria passe pelo Sul e provoque queda nas temperaturas, trazendo chuva.

Essa previsão de chuva distante reforça o alerta para que as queimadas sejam evitadas ao máximo. Schuelter ressalta que a corporação não deixa de atender nenhuma ocorrência, mas ao ter de dar atenção a um incêndio, e isso pode levar horas, acaba prejudicando outros atendimentos e cansando os bombeiros que atuam na cidade. “Já tivemos de solicitar reforço das guarnições de Capivari de Baixo e Imbituba para extinguir os focos”, comenta.

Qualquer ocorrência de incêndio em vegetação que possa representar risco à população ou a edificações deve ser comunicada ao Corpo de Bombeiros pelo telefone de emergência 193.

Notícias relacionadas

Previous
Next