A Diretoria de Instrução de Ensino da Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC) publicou nesta segunda-feira, 25, os editais de processo seletivo para profissionais e de matrícula do núcleo de Laguna do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires (CMFNP).
O edital estava sendo estudado pela corporação e na primeira edição da seleção não havia contemplado Laguna, conforme noticiado pelo Portal Agora Laguna. Ambas as inscrições para os interessados abrem de 25 de novembro a 2 de dezembro e podem ser feitas, através dos sites específicos criados pela PM-SC (veja adiante).
A unidade de Laguna será implantada no prédio da extinta escola Jerônimo Coelho, que passa por reformas e deve ser entregue ao longo do ano. Com isso, as aulas podem ser iniciadas em prédios temporários – a prefeitura cogita a possibilidade de usar o centro de treinamentos dos bombeiros da cidade ou o centro comunitário do bairro Magalhães, que atualmente sedia a escola Ana Gondin, que aguarda a transferência para a nova sede.
Matrículas
As inscrições são destinadas para o preenchimento de 70 vagas para o 6º ano do ensino fundamental e seguem a lei complementar 731/2018, que determina a distribuição de metade das vagas para dependentes de militares estaduais e a outra para público em geral.
Caso as vagas destinadas aos dependentes de militares não sejam preenchidas por falta de inscrição, estas serão repassadas aos público em geral, segundo o documento. As inscrições são feitas neste site e o edital completo pode ser visto aqui.
Se o número de inscritos no 6º ano superar o número de vagas disponibilizadas, será realizado sorteio classificatório, aberto ao público, que, conforme o documento irá ocorrer na Associação dos Policiais e Bombeiros Militares Lagunenses, na Vila Vitória, em 11 de dezembro às 14h (dependentes) e 16h (público civil em geral).
O requisito mínimo para se inscrever é ter idade inferior a 12 anos em 31 de março de 2020 e estar concluindo o 5º ano fundamental este ano. A divulgação da relação das inscrições homologadas serão publicadas no dia 04 de dezembro de 2019 no site da Polícia Militar.
Ainda de acordo com o edital, serão sorteados os candidatos, objetivando o preenchimento das vagas previstas, e a seguir, 30 suplentes para dependentes de militares e 30 para o público em geral, para o preenchimento de vagas em caso de vacância. O resultado preliminar será divulgado em 12 de dezembro e o definitivo em 17 de dezembro.
Período após divulgação de resultados
Os pais ou responsáveis legais pelos candidatos sorteados e classificados deverão comparecer no colégio de Laguna, no dia 10 de janeiro de 2020 para os alunos, no horário das 13h às 18h, para fazer a pré-matrícula. O não comparecimento implica na perda da vaga e convocação do suplente.
A pré-matrícula requer os documentos:
- declaração de frequência atualizada do candidato (30 dias) ou boletim escolar que comprove frequência;
- certidão de nascimento do candidato (cópia e original);
- RG e número do CPF impresso da internet, caso não incluso na cédula de identidade (cópia e original);
- RG e CPF dos pais ou responsáveis legais (cópia e original);
- Carteira de identidade militar (apenas para militares estaduais; cópia e original);
- Comprovante de residência válido dos últimos 90 dias (cópia e original);
- Ficha cadastral preenchida pelos pais ou responsáveis legais, que será retirada no local e hora estipulados por este certame no ato da pré-matrícula;
- Apresentar um pen-drive (formatado e sem dados) que será entregue e devolvido na mesma hora, data e local da pré-matrícula aos pais ou responsáveis legais, com informações importantes do Colégio Policial Militar.
A matrícula será efetivada em 27 de janeiro de 2020, com preenchimento do requerimento na secretaria do colégio e apresentação do histórico escolar da unidade em que o aluno estudava – o prazo de entrega do histórico é 17 de fevereiro de 2020.
O processo de matrícula só será efetivado após a entrega dos originais do histórico, com o registro da aprovação no ano anterior ao pretendido, de acordo com as respectivas vagas pleiteadas. O não preenchimento implica perda do direito de (pré-)matrícula.
O candidato selecionado que não preencher os requisitos mínimos na pré-matrícula estará desclassificado e será feita a convocação do suplente.
Processo seletivo de profissionais
As vagas a serem preenchidas segundo o edital são para professor, pedagogo, psicopedagogo, psicólogo escolar, orientador educacional, supervisor escolar, assistente técnico-pedagógico, bibliotecário e professor/gestor de informática. As inscrições são feitas neste site e o edital completo pode ser visto aqui.
Para os interessados, o link estará disponível a partir das 14h desta segunda-feira. Após o preenchimento da ficha de inscrição será gerada uma guia de recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 150, que deverá ser paga em estabelecimento bancário ou casa lotérica.
A guia com autenticação bancária deve ser enviada para o endereço descrito no edital das 13h às 18h, do dia 2 de dezembro, conforme as orientações publicadas no documento.
Dentre os principais requisitos para inscrição estão:
- ter a idade mínima de 18 anos;
- possuir de diploma de graduação de nível superior, específico ao cargo em que pretende atuar;
- ter sanidade mental e capacidade física;
- estar em dia com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino.
- não ter sido condenado por crime doloso, com sentença condenatória transitada em julgado.
- Profissional não poderá se inscrever neste processo seletivo para vaga temporária quando tiver sido dispensado em contrato anterior, nos últimos três anos, em decorrência de processo administrativo disciplinar, e/ou por abandono ao serviço sem justificativa, quando decorridos mais de três dias consecutivos ou cinco dias intercalados de ausência.
- Militares estaduais de Santa Catarina não poderão se inscreverem no edital.
Os requisitos, documentos e outros critérios de seleção necessários para cada vaga estão descritos no documento. A homologação dos candidatos será divulgada no site da PM em 6 de dezembro.
A classificação final se dará em ordem decrescente de pontos por cargo, resultante do somatório dos pontos obtidos na avaliação de títulos.
O resultado preliminar será divulgado em 19 de dezembro de 2019 e o definitivo em 8 de janeiro de 2020. As outras datas e processos podem ser conferidos no edital completo.