Previous
Next

Vídeo: Laguna estuda criação da Guarda Municipal Mirim

Laguna recebeu nesta segunda-feira, 18, a visita de 60 Guardas Mirins da cidade de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, pioneira no projeto. O encontro serviu para estreitar ainda mais as relações entre as organizações e se buscar conhecer o projeto pioneiro no Estado, com a ideia de implantá-lo na cidade juliana em 2020. A Guarda Municipal de Laguna visitou em outro a organização parceira.

“Estamos com um projeto piloto, com a iniciativa do inspetor Egídio, que foi até Rio do Sul conhecer o trabalho. Estamos bem empolgados com a iniciativa e fazer se concretizar esse sonho de termos uma guarda mirim em Laguna”, disse em entrevista ao Portal, a comandante da Guarda Municipal, Saleide Duarte.

Os jovens passaram um dia todo na cidade, conhecendo pontos turísticos, realizando atividades educativas no Centro Histórico e apresentando suas ações ao poder público. “Essa visita é uma forma de integração, já que recebemos os colegas em nossa cidade e viemos hoje aprender também um pouco com a história e cultura de Laguna. Passamos um pouco de como funciona nosso projeto, para quem sabe se implantar aqui também”, destaca o coordenador da Guarda Mirim e integrante da Guarda Municipal (GM) de Rio do Sul, Ivan Barreto.

Conheça a GMMRS

Coordenado pela Guarda Municipal de Rio do Sul desde 2017, o programa mirim realiza diversas atividades educativas com meninos e meninas entre 12 e 14 anos. Com foco na cidadania, os alunos têm aulas teóricas que envolvem conduta e dicas de segurança. Na parte prática, os jovens realizam atividades em ações sociais como campanhas ligadas ao meio ambiente, panfletagens e blitzes educativas em ruas da cidade. Rio do Sul foi o primeiro município catarinense a implementar o programa Guarda Mirim, que já dura dois anos.