Em visita a SC, ministro volta a reafirmar publicação de edital da BR-101 Sul

Após agenda cumprida em Santa Catarina, onde se reuniu com o governador do Estado, Carlos Moisés da Silva (PSL), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ao citar o encontro em uma rede social, voltou a reafirmar que a pasta irá publicar o edital de concessão da BR-101 Sul. A expectativa é que isso ocorra ainda em novembro.

A tramitação do processo chegou a ser suspensa pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mas a autarquia foi desautorizada pelo ministério, que manteve os cronogramas previstos. “Ainda vamos lançar o edital de concessão da BR-101/SC Sul neste mês”, disse Gomes em publicação no Facebook postada na terça-feira, 5, que destaca, ainda, a liberação de pista restaurada na BR-282, e trecho duplicado na BR-470, ambas no Oeste.

Essa é segunda vez que o gestor da Infraestrutura fala publicamente sobre o edital. A primeira aconteceu semanas atrás após reunião com o Fórum Parlamentar Catarinense (FPC), onde ele afirmou a continuidade dos trâmites da concessão da maneira como a ANTT vinha fazendo desde o fim de 2018.

A bancada catarinense em Brasília, deputados estaduais de Santa Catarina, e prefeitos de cidades do Sul do estado têm tentado reverter a publicação do edital, que causou repercussão negativa por prever quatro praças de cobrança de pedágio em curtas distâncias, além do preço referencial estar beirando a casa de R$ 5.

Se mantido como está, a vencedora do leilão que ocorre no primeiro trimestre de 2020 irá implantar praças Laguna, próximo do limite com Imbituba (km 298), Tubarão, divisa com Treze de Maio e Jaguaruna (km 346), Araranguá, divisa de Maracajá (km 408) e São João do Sul, divisa com Passo de Torres (km 460).

Audiência ocorre sexta em Tubarão

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) promove na sexta-feira, 8, audiência pública para discutir a implantação de quatro novas praças de pedágios na BR-101 entre Laguna e São João do Sul. O encontro foi aprovado há cerca de um mês pelos parlamentares e acontece  às 9h, na Arena Multiuso Estener Soratto da Silva, em Tubarão, e é destinada à população da região Sul catarinense.

Previous
Next