Comércio faz Black Friday hoje; consumidor deve ficar atento

Diversas lojas físicas e virtuais estarão oferecendo produtos com descontos e ofertas especiais nesta sexta-feira, 29, quando acontece a Black Friday, uma tradição do comércio americano que chegou ao Brasil em 2011. Em alguns comércios, os produtos estão com preços diferenciados desde o início da semana.

Em Santa Catarina, a expectativa é que o comércio ultrapasse a marca de R$ 129 milhões de faturamento nesse período de ofertas especiais. “O evento vem batendo recordes de faturamento todos os anos, desde quando o lançamos no Brasil. Ainda que a economia não esteja totalmente recuperada, há uma maior confiança para gastar, inclusive aproveitando-se de compras represadas nos períodos de crise”, comenta Ricardo Bove, um dos idealizadores da campanha

Os produtos que devem registrar aumento de compras são: smartphones (37%), eletrodomésticos (36%), televisores (29%), informática (24%), e móveis e decoração (22%).

Procon alerta

Nesse ritmo de ofertas especiais sendo oferecidas, o consumidor deve ficar atento. O setor do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Laguna emitiu uma série de orientações para que os consumidores da cidade fiquem atentos na hora de fazerem as compras:

Limite de gastos

Faça uma lista do produto ou serviço que deseja adquirir e estipule um limite de gastos, evitando assim gastar mais que o previsto. Importante também fazer uma pesquisa de preços, seja por meio de aplicativos ou sites de comparação.

Entrega e troca

Observe o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.

Prazos

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas pela internet, o consumidor tem até sete dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta. O prazo passa a contar da data da compra.

Golpes Virtuais

Evite clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes socais, fazendo sempre a consulta da página oficial da loja de preferência digitando o endereço do site.

Compras online

Ao fazer a compra online, é importante salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e a confirmação do pedido.

Atenção aos detalhes

Nas compras feitas em site, após escolher o produto ou serviço verifique se o preço esta alterado no carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual.

Vitrines

Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista. Se vendidos à prazo, devem ser mostrados o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e o número das parcelas.

Informações claras

Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.

Instalação só com autorizada

Atenção, ao comprar um produto como ar condicionado a instalação é só com alguma empresa autorizada pela loja ou fabricante. Pois ao instalar com que não é autorizado perde a garantia.

Ainda segundo o Procon, o consumidor deve exigir sempre a nota fiscal, já que em caso de reclamação ela será necessária. E não pode deixar de requerer o termo de garantia e manual de instrução.

Ao comprar o produto, a embalagem deve ser verificada, observando possíveis alterações ou violações. E deve exigir que conste do contrato ou documento de compra as características do produto comprado ou requisitos do serviço contrato, bem como todas as demais condições combinadas.

Reclamações

Em caso de dúvidas ou reclamações procure o Procon, que está localizado no térreo do Centro Administrativo Tordesilhas, aberto das 9h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

Previous
Next