Alesc promove a entrega da Comenda do Legislativo Catarinense

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realizou na noite de segunda-feira, 25, a entrega das Comendas do Legislativo Catarinense, a mais alta honraria concedida pelo parlamento barriga-verde a personalidades ou instituições que contribuíram para o desenvolvimento do estado. Ao todo, 30 pessoas e nove entidades foram reconhecidas.

A entrega é anual e desde 2008 a comenda agrupou todas as outras condecorações que eram concedidas pela Alesc. Cada deputado pode indicar uma pessoa ou uma instituição para receber a honraria. Neste ano, apenas Bruno Souza (NOVO) não fez indicação.

Entre os indicados para receber a honraria, esteve o empresário de Laguna, Samir Ahmad. Ele foi homenageado pelo deputado José Milton Scheffer (PP), que escolheu seu nome em virtude da tradição no meio empresarial da cidade juliana e por ser companheiro de partido. “É uma emoção muito grande. Por isso que sempre falo às pessoas: ‘Vamos fazer o bem…’. Um dia isso vai ser reconhecido e para mim, esse dia foi hoje [segunda-feira]”, comenta Ahmad.

Já o deputado Felipe Estevão (PSL), representante da Amurel, optou por homenagear o pastor evangélico Charles Luiz Pereira, com atuação em cidades da região do Vale do Itajaí, como Camboriú e Balneário Camboriú. A honraria foi recebida pela pastora Rosa Maria, da mesma congregação, que representou o líder religioso. Segundo os registros da Alesc, esta é a segunda comenda legislativa oferecida a Pereira, que já a recebeu em 2015 por indicação do deputado Ismael dos Santos (PSD).

Outro deputado do Sul, Volnei Weber (MDB) escolheu o colega de partido Manoel Motta, de Araranguá, para receber a comenda. Motta se elegeu deputado estadual e teve cinco mandatos entre 1991 e 2011, e depois entre 2015 e 2018, na condição de suplente, assumiu o cargo por sucessivas vezes. “A honraria destaca personalidades e/ou organizações que contribuíram para o engrandecimento social, cultural, político e econômico de Santa Catarina. E o meu amigo Manoel Mota é um deles. Ele é recordista em número de mandatos nesta Casa, eleito por sete mandatos consecutivos”, justificou o emedebista em sua página em uma rede social.

Foto: Fernando Pereira

Confira os homenageados

3º Batalhão de Bombeiros Militar atuante na cidade de Blumenau será homenageado por indicação do deputado Ricardo Alba (PSL).

Alice Thümmel Kuerten, assistente social aposentada e mãe do ex-tenista Gustavo Kuerten, indicada pelo deputado João Amin (PP).

André Mello Filho receberá a comenda por indicação do deputado Rodrigo Minotto (PDT).

Antonio Tiago da Silva, presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina (Sintagri), indicado pelo deputado Altair Silva (PP).

Arcílio Olivo, empresário de Criciúma, indicado pelo deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB)

Associação Beneficente Matheus Schropfer Costa (Abemasc), entidade fundada para promover a assistência social à pessoa carente no tratamento de cardiopatia ou que necessite de procedimento intervencionista. Indicação é do deputado Neodi Saretta (PT).

Associação de Pais e Amigos do Autista da Região Carbonífera (Ama-Rec), com atuação nas cidades da região de Criciúma em defesa das pessoas com transtorno do espectro autista. Indicação é do deputado Jessé Lopes (PSL).

Associação Maria Rosa (Amar), de São José, é uma entidade referência em atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica. Foi indicada pelo deputado Valdir Cobalchini (MDB).

Attilio Colitti, cônsul honorário da Itália em Florianópolis, foi indicado pela deputada Ada de Luca (MDB).

Balseiros do Rio Uruguai receberão a comenda por indicação do deputado Fabiano da Luz (PT).

Bela Vista Country Club, clube de Gaspar que tem mais de meio século de existência. Indicado pelo deputado Ivan Naatz (PV).

Charles Luiz Pereira, pastor evangélico com atuação no Vale do Itajaí, foi indicado pelo deputado Felipe Estevão (PSL)

Cooperativa Regional Itaipu, atuante há 50 anos em Pinhalzinho. Indicação da deputada Mauro de Nadal (MDB).

Daniel Proença Feijó, médico psiquiatra forense com atuação reconhecida na região Sul catarinense. Foi indicado pelo presidente da Alesc, deputado Júlio Garcia.

Darci Moretti, nome local de Vitor Meirelles, indicado por Jerry Comper (MDB)

Dona Yvonne Lucy Kormann Rebello, aos 88 anos é reconhecida por dedicar boa parte de sua vida à filantropia de Itajaí. A indicação é do deputado Coronel Onir Mocellin (PSL).

Dorvalino e Marilene Comin, casal de agricultores de Santa Helena, que receberão a honraria por indicação do deputado Padre Pedro Baldissera (PT).

Edson Gaboardi receberá a comenda por indicação do deputado Nilso Berlanda (PL).

Ernesto Meyer Filho receberá a comenda por indicação da deputada Luciane Carminatti (PT).

Estanislau Emílio Bresolin, presidente da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares, e Similares do Estado de Santa Catarina (Fhoresc), indicado pelo deputado Marcos Vieira (PSDB).

Flavio Manoel Alves Monteiro receberá a comenda por indicação do deputado Kennedy Nunes (PSD).

Gilberto Callado de Oliveira, procurador de justiça em SC e professor universitário, foi indicado pela deputada Ana Carolina Campagnolo (PSL).

Hermes Antonio Tonini, padre atuante na Diocese de Lages, indicado pelo deputado Marcius Machado (PL).

Hiltrudes Fantini Pereira receberá a comenda por indicação da deputada Ana Paula da Silva (PDT).

Horst Maul, empresário de São Bento do Sul, indicado pelo deputado Milton Hobus (PSD).

Hospital e Maternidade de Santa Cecília atua há quase 60 anos salvando vidas. A indicação é do deputado Romildo Titon (MDB).

Manoel Mota, ex-prefeito de Araranguá e ex-deputado estadual (1991-2011; 2015-2018). Indicado pelo deputado Volnei Weber (MDB).

Marcos Petry, youtuber e especialista em autismo reconhecido nacionalmente, foi indicado pelo deputado Vicente Caropreso (PSDB)

Mário Vogelsanger é um empresário que receberá a comenda por indicação do deputado Nazareno Martins (PSB).

Narcizo Parisotto (PSC), ex-deputado estadual e pastor evangélico, foi indicado pelo deputado Jair Miotto (PSC).

Nivaldo José da Rosa, empresário indicado pelo deputado Ismael dos Santos (PSD).
Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas de Timbó (Oaset), entidade filantrópica timboense, indicada pelo deputado Laércio Schuster (PSB).

Patrícia Maria Zimmermann D’Ávila, delegada coordenadora da Dpcami de Florianópolis. Indicação é da deputada Marlene Fengler (PSD).

Projeto Espelho Meu, iniciativa desenvolvida pela Dpcami de São José voltada ao resgate da autoestima. Indicação é do deputado Maurício Eskudlark (PL)

Rodrigo Falck Bortolini, delegado da Polícia Civil desde 2003 e presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Santa Catarina (Adepol). Indicado pelo deputado Moacir Sopelsa (MDB).

Rodrigo Tolentino de Carvalho Collaço, desembargador presidente do Tribunal de Justiça catarinense. Foi indicado pelo deputado Sérgio Motta (Republicanos).

Romeu Ernesto Dressel, bombeiro voluntário de Joinville que atua há mais de 60 anos. A indicação é do deputado Sargento Carlos Henrique Lima (PSL).

Samir Azmi Ibrahim Muhammad Ahmad, empresário, vice-presidente da CDL, e administrador da Rádio Difusora de Laguna. Foi indicado pelo deputado José Milton Scheffer (PP).

Valdicir Kortmann, diretor comercial e marketing da Krona e diretor do departamento de futsal do Joinville Esporte Clube, foi indicado pelo deputado Fernando Krelling (MDB).

Previous
Next