Iniciadas as obras do emissário terrestre no Mar Grosso

Foram iniciadas na manhã desta segunda-feira, 28, as obras de implantação do emissário terrestre da Bacia A, no bairro Mar Grosso. Como consequência o emissário submarino, construído em 1986, será desativado.

A execução do serviço está sendo feita pela empresa Incosan, de São José, que venceu a licitação, no valor de R$ 1,89 milhão, oriundos da Caixa Econômica Federal (CEF), com contrapartida da Casan, que se referem à mão de obra e materiais. Os trabalhos de desativação e direcionamento para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Vila Vitória devem durar três meses. Ao todo, são 2.718 metros de extensão de rede e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

“Nossa intenção é concluir essa obra antes do prazo, quem sabe antes do verão e do Natal. Acreditamos que vá da certo”, comenta o chefe da agência da Casan de Laguna, Giovani Pickler.

Segundo a Casan, a ação dará mais segurança à operação de todo o Sistema de Esgotamento Sanitário do município, ao transportar o esgoto coletado na Bacia A (que abrange a praia do Mar Grosso) até a Estação de Tratamento da Vila Vitória. A nova rede evitará a repetição de obstruções, como a que ocorreu em dezembro, com o entupimento da estrutura, o que causou grandes transtornos durante a alta temporada.

O engenheiro Alcides Pazetto, sócio-proprietário da Incosan reforça a intenção de entregar a obra antes do prazo previsto. “Nós temos um compromisso com a Casan e com a comunidade de tentar reduzir [o prazo] o máximo possível. Temos uma ideia de deixar esse sistema funcionando, pelo menos a parte principal, para o início de dezembro”, garante.

Foto: Luis Claudio Abreu / Agora Laguna

Em paralelo à implantação da rede, a empresa substituirá bombas da Estação Elevatória A, instalará novo gradeamento e providenciará a urbanização e paisagismo do local, uma área nobre de Laguna, a 100 metros da praia.

Segundo Pickler, o emissário submarino só será acionado em caso de emergência. “Vamos deixar a chaminé como opção caso dê algum problema. Deixaremos um registro, se acontecer alguma coisa, abriremos esse dispositivo”, finaliza.

Atualmente, o esgoto das residências e estabelecimentos comerciais, localizados entre a região das praças Francisco Pinho e Nelson Moreira (praça do Villa), é transportado por tubulações subterrâneas até uma estação elevatória situada próximo ao Hotel Renascença. Lá, os resíduos passam por um gradeamento, promovendo um condicionamento prévio dos sólidos maiores, porém, sem impedir a passagem de objetos menores. A antiga estrutura do emissário submarino possui 1,5 km de extensão com 12 metros de profundidade.

Leia mais: Estado autoriza obra do emissário do Mar Grosso

A equipe do Portal Agora Laguna esteve na manhã desta segunda, acompanhando os trabalhos iniciais. Assista: