Previous
Next

Impacto do lixo na fauna marinha é tema de palestra na Udesc

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

O impacto do lixo na fauna marinha será tema de palestra nesta terça-feira, 22, às 10h, em Laguna. A programação é organizada pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e Udesc e integra a 3° Semana Lixo Zero que acontece entre os dias 21 e 25 de outubro.

O evento será realizado no auditório da universidade e aberto à toda comunidade. A palestra discutirá sobre a problemática do lixo nos oceanos, a partir dos dados obtidos em quatro anos de projeto.

Segundo Santiago Anguita, responsável pela ação, será montado um estande temático com crânios de mamíferos aquáticos, pôsteres e outros objetos referentes ao assunto. “Temos informações desses quatro anos de projeto onde será falado o que aconteceu com nossa fauna marinha e os casos de lixo que a gente tem aqui. Estão todos convidados”, destaca Anguita.

Confira a programação completa da 3ª Semana Udesc Lixo Zero aqui.

Divulgação

A Semana Lixo Zero possui uma metodologia mobilizadora por nichos que tem como objetivo empoderar, mobilizar e articular diversos atores, para que os próprios responsáveis pela geração de lixo possam trazer soluções para que a meta Lixo Zero seja alcançada.

A meta é desviar 90% dos resíduos sólidos do aterro e/ou da incineração até 2022, gerando emprego, renda e garantindo a responsabilidade socioambiental da universidade. Segundo o Instituto Lixo Zero Brasil, a Udesc é a primeira universidade brasileira a aceitar o desafio.
O evento é uma ação da temática “Resíduos”, uma das sete áreas do Programa Udesc Sustentável.

Conheça o PMP-BS

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O projeto é realizado desde Laguna até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Udesc monitora o trecho 1 compreendido entre Laguna e Imbituba, e recebe animais para reabilitação e necropsia do trecho 2, compreendido entre Imbituba e Governador Celso Ramos. Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato pelo telefone 0800 642 3341.