Divulgação

A temporada das baleias-francas no litoral Sul catarinense teve início em julho e vai até novembro. Durante este período, os municípios que fazem parte da chamada Rota da Baleia Franca (RBF) – Garopaba, Imbituba e Laguna – preparam diversas atrações para aproximar turistas e demais interessados por estes gigantes do mar. Um destes atrativos é o Festival Gastronômico Baleia Franca, o qual segue até o próximo domingo, dia 13 em Imbituba. Já Laguna, o evento acontece de 15 a 31 de outubro, com a ideia de promover os pratos criados pelos 17 estabelecimentos participantes do projeto.

Na Capital Nacional da Baleia Franca, são 29 estabelecimentos gastronômicos entre restaurantes, pizzarias, pubs, hamburguerias e restaurantes orientais servindo diversas opções de comidas selecionadas especialmente para o Festival, como porções, pratos à la carte, hambúrgueres, pizzas, sushis, combinações, além de acompanhamentos, como bebidas e até sorvete. Todos os pratos selecionados estão sendo comercializados pelo valor de R$ 49,90.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Imbituba, Carina Ferreira, explica que “a intenção é movimentar a economia durante a baixa temporada e incrementar o evento para atrair cada vez mais público. O Festival envolve vários setores, não apenas os restaurantes, mas outros empreendimentos da Rota também, o que agrega valor ao turismo local e ao próprio evento”.

O Festival Gastronômico Baleia Franca é um projeto de fortalecimento do turismo de observação de baleias no Litoral Sul catarinense com cunho gastronômico cultural, cujos objetivos são a integração do setor, a valorização de ingredientes locais e a promoção da cultura da região.

“Além de promover as empresas de alimentação fora do lar que integram a Rota, o evento ainda gera fluxo de turistas nesta época do ano, considerada de baixa temporada, mas que possui um potencial econômico graças ao turismo de observação de baleias”, afirma a analista do Sebrae/SC Sul, Juliana Ghizzo.

A ação integra o calendário anual da RBF, fruto de um projeto desenvolvido pelo Sebrae/SC com apoio das Prefeituras de Garopaba, Imbituba e Laguna. Atualmente, a Rota é coordenada por empresários através do Núcleo Rota da Baleia Franca, desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), com suporte das Associações Empresariais dos três municípios.

Cartão Fidelidade

Uma das novidades para esta edição é o chamado Cartão Fidelidade. Cada cliente pode solicitar o seu ao degustar o primeiro prato selecionado em um dos estabelecimentos participantes. Na medida em que o turista for visitando outros restaurantes e apreciando novos pratos, ele vai preenchendo o cartão. Quando estiver completo, o cartão pode ser trocado por um brinde.

Confira a lista dos restaurantes participantes em Imbituba

A Pomba da Baleia
Agridoce Bistrô
Atlantix
Beira-Mar
Bistrô Pedra da Vigia
Casarão
Drakos Beer Pub
Engenho do Mar
Galvani Pizzaria
Ki Sabor
Kombinado Gastro Pub
Lola Resto Bar
Marcão
Nhá Frida
Pimenta Rosa
Pizza Del Mondo
Praia Hotel Imbituba
Refúgio do Pescador
Restaurante Pacífico
Restaurante Paraíso
Rosa Grill
Tartaruga Restaurante
Tigre Asiático
Tonel Pub
Urucum
Zimbeer
Zequinha Restaurante
Zoca Restaurante
Z12 Sushi

Em Laguna, 17 estabelecimentos participam do Festival

Além de se destacar por suas inúmeras belezas naturais, prédios tombados, sua história e pelas atrações de verão, Laguna vem se consolidando também com uma programação que visa promover sua rica gastronomia. Em sua segunda edição, o Festival Gastronômico Sabores do Mar promete movimentar a cidade entre 15 e 31 de outubro.

Divulgação / Acil

O lançamento oficial do Festival Gastronômico acontece no dia 14, às 19h30, no Praia Clube, bairro Mar Grosso. Na oportunidade, os convidados serão recebidos pelos estabelecimentos participantes onde poderão apreciar um menu com degustação de algumas de suas especialidades.

O evento tem a realização da Associação Empresarial de Laguna (Acil), através de seu Núcleo de Gastronomia, com o apoio do Sebrae/SC, por meio do projeto Rota da Baleia Franca (RBF), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e Secretaria Municipal de Turismo.

Confira a lista dos restaurantes participantes em Laguna

Atlântico Sul
Beef Market
Bistro Café Boulevard
Mix Choperia
Destak Lanches
Status Lanches
Casa do Doce
Geraldo Restaurante
El Chicano
Dek 901
Laguna Craft Beer
Marbelle Restaurante
Grunge Burger & Beer
Umi Cozinha Oriental
Piazza Pizzeria
Café Passado
Boião Restaurante

Colaboração: Vanessa Amando | NB Comunicação