Previous
Next

Cemitérios recebem limpeza para Dia de Finados

Os cemitérios municipais recebem nesta semana serviços de manutenção e reparos para aqueles que irão visitar os túmulos e homenagear seus entes queridos.

Segundo o secretário de Obras, Renato de Oliveira, nos últimos dias foi montado um planejamento visando a limpeza, capinação, pintura e organização dos cemitérios municipais da Glória e da Cruz. Os reparos seguirão até a véspera do feriado. “Os locais já estão limpos e amanhã à noite [sexta-feira] estaremos instalando banheiros químicos nos dois cemitérios para a população. Além disso, construímos uma lixeira nova no cemitério da Glória”, comenta Renato.

O serviço realizado foi elogiado pela senhora Maria Emília Soares, 62 anos. “Tirei à tarde de hoje para ajeitar o túmulo da família, como já faço há mais de dez anos. Gostei do que vi aqui”, destaca.

A equipe do Portal Agora Laguna visitou os dois cemitérios na tarde desta quinta-feira, 31 e registrou movimentação de populares realizando os últimos retoques a situação dos locais. Veja:

Além dos campos-santos públicos, a cidade ainda tem o cemitério da Irmandade no Centro Histórico, em Ribeirão Pequeno, Parobé, Perrixil e Passagem da Barra, todos mantidos por associações comunitárias, igreja e voluntários.

Uma das orientações é de que o cidadão utilize vasos furados na ornamentação dos túmulos para evitar o acúmulo de água e o surgimento de focos da dengue. Os pratinhos, que costumam ser colocados embaixo, também devem ser cheios com areia.

Foto: André Luiz / Agora Laguna

Reforma de túmulos

De acordo com a prefeitura, para a realização de reformas em túmulos é necessário a autorização do poder público, sob pena de serem interditados, conforme determina a Secretaria de Administração e Serviços Públicos.

Os moradores que possuem entes sepultados e pretendem realizar algum tipo de reforma devem procurar o Setor de Protocolo da prefeitura. “É proibida qualquer construção ou reforma sem prévia autorização do município, que é o responsável pelo cemitério”, ressalta a secretária de Administração, Luciana Pereira.

Para realizar o serviço, é preciso solicitar autorização via protocolo no Centro Administrativo Municipal (antiga Caixa), na rua Osvaldo Cabral, das 13h às 19h.