Udesc pretende abrir Restaurante Escola no próximo ano após reformas

“Assim que assumimos, realizamos uma série de testes na estrutura e uma das primeiras providências que fizemos foi chamar o Corpo de Bombeiros para uma vistoria para obtermos o habite-se da prefeitura”, comenta a atual diretora da Udesc Laguna, Patrícia Sunyê.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Construído com um recurso de R$ 1,162 milhão, vindos dos cofres do governo federal, o Restaurante Escola em Laguna, edificação iniciada em 2009 concluída no ano seguinte e inaugurada em dezembro de 2016, deve ter suas portas abertas em 2020.

Localizado às margens da avenida João Marronzinho Junior, o prédio vem sendo administrado há dois anos pela Udesc, que assumiu a gestão do local nos próximos 20 anos, prazo que pode ser prorrogado, por meio de convênio com a prefeitura municipal, assinado em abril de 2017. No entanto, a universidade enfrentou diversos problemas para colocar a estrutura em funcionamento, como a falta de recursos. A intenção era de funcionar uma Escola Técnica de Gastronomia.

“Assim que assumimos, realizamos uma série de testes na estrutura e uma das primeiras providências que fizemos foi chamar o Corpo de Bombeiros para uma vistoria para obtermos o habite-se da prefeitura”, comenta a atual diretora da Udesc Laguna, Patrícia Sunyê.

A partir daí, segundo a professora, foi descoberto que não existiam cópias ou sequer os originais das plantas de construção do espaço, assinados e aprovados junto ao governo municipal. A informação foi confirmada em abril, pela secretária municipal de Planejamento Urbano, Silvânia Cappua Barbosa.

Falhas estruturais no sistema de gás, rede elétrica e de ventilação, e, inclusive de iluminação, além de falta de recursos para a contratação de professores, impediram a utilização completa do espaço, que tem cerca de 500 metros quadrados. “Nada nunca foi usado, nem testado”, resume a docente.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Em recente entrevista à Rádio Difusora, Patrícia afirmou que segue trabalhando para organizar o espaço. As plantas da edificação já foram refeitas pelo Escritório de Cooperação Técnica (ECT) da Udesc, aprovadas pela prefeitura e encaminhadas ao setor de engenharia da faculdade.

O processo licitatório para a contratação de uma empresa que faça as reformas deve ser lançado em breve. Os recursos virão da própria Udesc e a meta da universidade é ter a obra finalizada no início do segundo semestre de 2020, após o término das reformas estruturais.

A Udesc está usando o espaço para atividades referentes ao curso de Engenharia de Pesca. O imóvel tem área de 498,24 metros quadrados e já está equipado com uma cozinha industrial, com fogões, exaustores, bancadas e eletrodomésticos, por exemplo, para aulas de gastronomia.

As atividades de pesquisa e extensão da Udesc Laguna serão financiadas principalmente com recursos de programas de apoio da universidade, como o PAP e o Paex.

Os problemas que precisam ser revisados e adequados

  • Instalações de gás canalizado e central de gás
  • Sistema de prevenção por extintores
  • Sistema preventivo de alarme contra incêndio
  • Sistema de iluminação de emergência
  • Sistema de sinalização do abandono
  • Intervenção da região da cozinha/laboratório
  • Adequação de pisos e deck’s
  • Esquadrias
  • Instalações elétricas
  • Instalações hidro sanitárias
  • Pintura Geral
  • Cobertura

Previous
Next