#SóAcho: Nova e velha política caminham lado a lado

A SEMANA COMEÇOU tratando de uns dos assuntos que preocupa nossa cidade: a situação do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos. Após uma reunião e assembleia geral, principalmente para tratar dos salários atrasados, onde há muitos servidores da casa passado por dificuldades, foi definida a greve, depois de 72h de ajustes de serviços. Continuo com o mesmo pensamento. Andam falando muito, dando explicações uma atrás da outra, mas nada “de concreto”, nada se resolve. Não vou estranhar se alguns lavarem as suas mãos como Pilatos.

Foto: Portal Agora Laguna

MAIS UMA VEZ tivemos um prédio público arrombado, desta vez a antiga sede da Fundação Lagunense de Cultura (FLC). A presidente da pasta Mirela Honorato, disse que o prédio foi invadido por um portão de acesso e que foi tentado levar disjuntores e fios elétricos do local. “Acionamos a segurança terceirizada e estamos providenciando reforço da segurança das portas”. Na minha opinião colocar tranca após as portas serem arrombadas não é o melhor caminho.

ANOTE NA AGENDA: no mês de outubro (entre os dias 14 e 31) vai acontecer o 2º Festival Gastronômico “Sabores do Mar” em nossa cidade, com envolvimento da Associação Empresarial de Laguna (Acil), da Facisc, do Núcleo de Gastronomia, tendo apoio do Sebrae e governo do Estado por meio da Rota da Baleia Franca. O evento este ano contará com a participação de 16 empresas do segmento. Estou registrando pratos, porções e bebidas que farão parte desse festival e posso garantir, pois provei vários, que vai surpreender pelos sabores.

EM UM NOVO ENDEREÇO vai estar a Agência do Ministério do Trabalho de nossa cidade. Suspensos os atendimentos deste o começo da semana até que os serviços se normalizem no Centro Administrativo Tordesilhas, em espaço cedido pela prefeitura municipal. Tal situação, principalmente, de corte nos alugueis foi tomada após a medida provisória do governo federal no início do ano, ratificada pelo Congresso Nacional, que agregou o órgão à superpasta da Economia. Caso a prefeitura não assumisse esse ônus, o importante órgão deixaria de atender em Laguna.

#RAPIDINHAS: ”Nosso time não fica fazendo anúncios e promessas. Já chega às cidades, às comunidades para liberar recursos e promover ações concretas”, disse o deputado estadual Felipe Estevão (PSL), nas redes sociais. Na minha opinião, de concreto estamos sem perícia médica, sem a farmácia judicial, nosso hospital em greve e muitas outras coisas. Não podemos deixar no esquecimento tudo o que nos foi tirado nos últimos anos, não podemos deixar de cobrar desses que hoje nos representam por ações mais sólidas, por algo que possamos nos orgulhar principalmente de alguém que faça sem muito falar.

NOS DIAS 27 E 28 DE SETEMBRO com a intenção de promover novos motivos para a cidadão se dedicar à contemplação, preservação e usufruto de seu patrimônio, sua história e sua identidade cultural, acontece em Laguna a 13ª Primavera dos Museus na Casa de Anita, com o tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”. A programação iniciou hoje, 27, a partir das 9h, com interpretação de atrizes regionais como Anita Garibaldi.

Amanhã, 28, tem apresentação da Banda Carlos Gomes, às 20h30. A presidente da Fundação, Mirella Honorato, explica que os lagunenses têm entrada gratuita, mediante a apresentação de um comprovante de residência.

MERCADO PÚBLICO voltou a ser assunto após divulgação de uma matéria nas páginas oficiais do município. Sem perder as características de um mercado público, o governo municipal e o Iphan definiram o uso dos 24 boxes do Mercado Público. O edital está sendo finalizado e a etapa agora é com o valor da concessão de cada unidade e do aluguel. Os preços e os tamanhos dos boxes serão diferenciados. Segundo a secretária de Planejamento Urbano, Silvania Cappua, que também comentou que o orçamento do edital de licitação está sendo concluído. A identidade visual do novo mercado vem sendo elaborada pela Gerência de Comunicação do município. Quem sabe, até o final desse ano, nosso mercado fechado há anos possa abrir suas portas com todo potencial.

SOS RUAS. “Poderias por gentileza, postar algumas fotos da Rua Treze de Maio, no Centro? Estamos há 6 meses com estabelecimento nessa rua, e é insuportável trabalhar e receber clientes com o mau cheiro que vem do esgoto que corre à céu aberto na estrada. A Casan já esteve várias vezes no local, e não resolveu nada até o momento. Também já abrimos protocolo de pedido de reparo junto a mesma. Infelizmente, nosso esgoto do Centro Histórico ainda continua saindo pelas ruas ou sendo jogado na Lagoa Santo Antônio dos Anjos apesar dos milhões investidos“, pede uma empresária.

SOS RUAS II. Pedido postado e hoje pela manhã já tivemos equipes da Casan fazendo averiguações no local. Torcemos para que a situação seja resolvida.

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

BIBLIOTECA RECEBE O NOME DE BONIFÁCIO VIEIRA. Através de uma promoção de pais e professores foi realizado na manhã de quarta-feira, 25, a solenidade de reinauguração da biblioteca da Escola de Educação Básica Elizabeth Ulysséa Arantes que agora recebe homenageia um autor local e passa a se chamar “Biblioteca Escolar Bonifácio Vieira”.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Segundo a diretora Juliana Fagundes de Carvalho Luz, a escola se empodera quando se orgulha em adquirir conhecimento e desenvolver a sabedoria, e nada melhor do que o hábito da leitura e a vivência literária para esse acontecimento. O espaço, remodelado e com vários livros, é um bom local para leitura, além de permitir aos alunos ter aulas com vídeo.

A biblioteca que faz parte da escola também é aberta a comunidade. Parabéns, mais uma vez, não só para a diretora Juliana, mas para toda essa união com a sua equipe em prol de quem realmente necessita.

SAMIR PARA PREFEITO. O “lagunense” Felipe Estevão (PSL) pretende cumprir os quatro anos de mandato como deputado estadual e afirmou que não vai ser candidato a prefeito de Laguna em 2020. A informação foi revelada pelo político em entrevista ao programa Bom Dia Bandeirantes, da Rádio Bandeirantes de Tubarão, nesta sexta (27).

Questionado sobre bons nomes para uma candidatura pelo PSL, Estevão mencionou o nome do empresário Samir Ahmad (PP). Hoje no Progressistas, ele concorreu à prefeitura em 2016, mas não venceu. Felipe acredita que Samir tem visão, é conhecido na cidade e aceitaria trocar de partido se fosse convidado pelo governador Carlos Moisés (PSL).

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

FALANDO EM POLÍTICA. O PSD de Laguna deu um grande passo para o fortalecimento da sigla e a construção de um projeto inovador. ”Realizamos um ato de filiações com a presença de lideranças estaduais e municipais. Inclusive com mobilização de pré-candidatos. Saímos do ato fortalecidos, com o sentimento de união, e que podemos sim, ser protagonistas nessa caminhada. Contamos com a presença do nosso deputado federal Ricardo Guidi e Júlio Garcia, presidente da Alesc. E ainda o deputado estadual lagunense Felipe Estevão”, disse o vereador Adilson Paulino, que frisou ter o evento tratado apenas de novas filiações.

NA VERDADE, está aberta a temporada de acertos visando a eleição para prefeito em nossa cidade. Mas tem uns e outros se lambuzando nesses abraços e apertos de mão. Muitas vezes quem muito quer acaba ficando sem nada.

NOSSO HOSPITAL já vinha mostrando sinais que algo não estava bem com a sua saúde, muitas vezes foi necessário um cuidado especial para que seu quadro mudasse de panorama. Infelizmente, seu quadro agravou passando para crítico com uma dívida anunciada na casa dos R$ 10 milhões. Sem ter de onde tirar dinheiro para honrar os pagamentos diversos e também de pessoal, a greve foi mais um sinal de que ele agoniza. A soma vultuosa das dívidas está bem acima dos valores prometidos até agora para a instituição. Não adianta dizer que tudo está bem quando sabemos que de uma hora para outra as portas podem até se fechar.

O NOVO COM A VELHA política vem se misturando em vários momentos em nossa cidade e também pelos senadinhos do estado. Já têm muitos abandonado e outros preparando a boia para pular fora antes que o navio afunde. Se não tiver mudanças da forma de pensar e principalmente de agir a situação vai certamente se complicar. Essa é a minha opinião.

Divulgação / Acil

ELVIS PALMA, 54 anos, é formado em administração de empresas, funcionário público estadual, fotógrafo e comentarista do Jornal da Manhã da Rádio Difusora de Laguna.


As informações e opiniões expressas neste texto, são de total responsabilidade do seu autor.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Previous
Next

Útimas Notícias

Previous
Next
Previous
Next