Sábado terá mutirão para limpar as praias de Laguna

Foto de arquivo

O Dia Mundial de Limpeza de Praias é comemorado no sábado, 21, e para marcar a data, Laguna receberá grande mutirão para limpar os balneários da cidade. A organização é do Instituto Ambiental Boto Flipper (IABF) com apoio de diversas entidades e administração municipal.

Ao todo, 11 locais serão limpos pelos voluntários: praias do Mar Grosso, Tereza, Cigana, Iró, do Sol, do Gi, Portinho, Lagoa do Nóca (Ponta da Barra), Molhes da Barra, Centro Histórico e Arrebentão. As ações começam a partir das 9h. “Geralmente a limpeza é durante a manhã, então de uma a duas horas dura o mutirão”, comenta o coordenador do instituto, Arnaldo Russo.

De acordo com ele, a iniciativa acontece em várias cidades e, principalmente, nos municípios que fazem parte do berçário da baleia-franca. Durante o ano, o IABF promove outros mutirões do gênero. “É uma mobilização mundial: as cidades se organizam, mobilizam e mostram a dinâmica do problema [do lixo nas praias]”, comenta.

As recomendações para quem vai se voluntariar e participar do mutirão é: usar protetor solar, calçados fechados, óculos de sol, chapéu; se manter hidratado; levar luvas e sacos reutilizados para o recolhimento do lixo. Outras informações podem ser obtidas pelo Instagram ou pelo Facebook.

Previous
Next