Foto: Elvis Palma

A onda de calor prevista para esse início de semana, pode trazer pancadas de chuva e risco de temporais localizados para o litoral Sul, planalto Sul e Grande Florianópolis no final do dia por conta da chegada de uma frente fria.

Segundo a Epagri/Ciram em alguns locais ainda são previstos ventania com rajadas acima de 60 km/h, raios e possibilidade de queda de granizo. Por volta das 07h desta segunda-feira, 16, os termômetros em Laguna já marcavam 21 graus e durante a tarde pode atingir os 38 graus.

   

Mar agitado

A Defesa Civil estadual alerta para a atuação de um sistema de alta pressão no Oceano Atlântico favorecendo a condição de mar agitado a muito agitado entre o litoral Sul e Grande Florianópolis, com ondas de leste/nordeste e picos de 2,5 a 3 m de altura. Na terça-feira (17), com a aproximação de uma frente fria, todo o litoral catarinense passa a ter a condição de mar agitado, com ondas de sul e de até 2,5 m de altura.

Confira os detalhes

Segunda-feira (16/09):
Tempo:
sol e calor em SC. No decorrer da tarde pancadas isoladas de chuva no Planalto Sul e Litoral Sul, e à noite na Grande Florianópolis. Risco de temporais bem localizados com granizo, especialmente no sul do estado. Temperatura: elevada para a época do ano em todas as regiões, chegando a 40°C no oeste e sul do estado, diminuindo no fim do dia.
Vento: nordeste a sul, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: frente fria se aproxima de SC, seguida de uma massa de ar frio.

Terça-feira (17/09):
Tempo: predomínio de nuvens em SC, com chuva fraca especialmente no sul do estado. No decorrer do dia, o sol aparece sobretudo no oeste e norte do estado.
Temperatura:
amena, com maior elevação no oeste e norte do estado.
Vento: noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: frente fria em deslocamento por SC. Massa de ar mais frio influencia o sul e litoral.

Quarta-feira (18/09):
Tempo: predomínio de nuvens e condição de chuva a qualquer hora do dia, devido a um cavado no sul do Brasil. Não se descarta o risco de temporais localizados.
Temperatura:
amena devido a cobertura de nuvens.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Quinta-feira (19/09):
Tempo: instável com variação de nuvens em SC. Condição de chuva mal distribuída especialmente no centro-leste do estado, por influência de um cavado.
Temperatura: amena, com maior elevação no oeste.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sexta-feira (20/09):
Tempo: instável com predomínio de nuvens e condição de chuva em SC, devido ao avanço de uma nova frente fria. Risco de temporais bem localizados com granizo.
Temperatura: amena.
Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.