Emissário submarino será desativado no Mar Grosso. Ordem de serviço será assinada nesta quinta

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 164 visualizações,  4 views today

Outra obra aguardada pela população de Laguna e, também, pelos turistas e veranistas que procuram a cidade na alta temporada, terá seu início autorizado. A implantação do emissário terrestre de esgotamento sanitário da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) será autorizada na quinta-feira, 19, com a assinatura da ordem de serviço pela companhia e o governo catarinense. A autorização acontece junto da minuta de convênio de delegação do porto de Laguna.

Segundo a companhia, o emissário é uma rede de rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 mm, com tubos de polietileno, que vai transportar o esgoto da bacia A (que abrange os imóveis localizados na praia do Mar Grosso) para tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Vila Vitória. A Casan informou que a empresa Incosan Engenharia Ltda, vencedora do processo licitatório, fará em paralelo a substituição de duas bombas da estação elevatória A, instalação de novo gradeamento e providenciará a urbanização e paisagismo do local.

O esgotamento sanitário do Mar Grosso desde 1986 é lançado por meio de emissário submarino em alto mar. A estrutura será mantida como dispositivo reserva. “O novo emissário vai eliminar a possibilidade de ocorrência de obstruções, como a registrada no final de 2018 devido a uma ressaca do mar”, explica o engenheiro Fábio Krieger, diretor de Operação e Expansão da Casan. “Além de implantar a rede terrestre, a Casan já contratou uma empresa especializada que desobstruiu o emissário marítimo, deixando-o em perfeitas condições de uso e como alternativa”, completa.

Os recursos totais para a obra, de R$ 1,89 milhão, são oriundos da Caixa Econômica Federal (CEF), com contrapartida da Casan, e se referem à mão de obra e materiais. A previsão de 100 dias de obras, o empreendimento deverá ficar pronto até janeiro.

Notícias relacionadas