Candemil exonera secretária de Assistência Social em meio à polêmica

A repercussão negativa de uma postagem feita em rede social pela secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Tanara Cidade de Souza, pode ter motivado sua exoneração do cargo. A gestora foi comunicada de sua saída no fim da tarde desta quarta-feira, 11, e a portaria deve ser assinada pelo prefeito Mauro Candemil (MDB) nos próximos dias e depois publicada no Diário Oficial.

Por telefone, Tanara confirmou sua saída, mas não quis gravar entrevista, nem se manifestar sobre o que pode ter levado à exoneração. A exoneração também pode ter sido motivada pelas medidas de corte de gastos que serão feitas pela prefeitura e que foram antecipadas em primeira mão pelo Portal.

A reportagem do Portal Agora Laguna também confirmou a informação junto ao gabinete de Candemil. Tentamos entrar em contato por telefone com o prefeito que se encontrava em reunião. Nas ligações seguintes, a chamada caiu em caixa postal.

Entenda a polêmica

No último domingo, 8, quando completou cinco meses exatos de sua gestão à frente da pasta, a ex-secretária postou em seu perfil pessoal que estava com “ranço” de pessoas que vestiam verde e amarelo. A publicação aconteceu um dia após o feriado de 7 de setembro, quando se comemorou mais um aniversário da proclamação da Independência e dias depois de o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) incentivar a população à usar as cores da bandeira nacional (coincidentemente, as mesmas de Laguna) como forma de demonstrar o amor à pátria.

Em entrevista no dia da publicação, em meio à repercussão causada, com a maior parte dos comentários criticando o teor do texto, Tanara apontou ter havido falta de interpretação da mensagem. “Não sei de que forma que as pessoas estão vendo. Não estou me referindo a todas as pessoas e nem à uma relação direta com símbolos. Eu falo de pessoas mal-intencionadas, hipócritas, que se utilizam do verde e amarelo para plantar uma imagem que é falsa. A ideia do meu comentário é fazer as pessoas refletiram que nem tudo aquilo que se apresenta é”, disse na ocasião.

Na mesma oportunidade, ao Portal Agora Laguna, ela havia afirmado que estava tranquila e não temia sua exoneração por parte do prefeito, à quem teceu vários elogios.

Reprodução de Redes Sociais