Os trabalhadores nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril, e que fizeram o procedimento de autorização do saque de até R$ 500 do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) podem retirar o benefício a partir desta sexta-feira, 13. Para isso, a Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou que fará horário especial até a próxima terça-feira em suas agências com abertura antecipada ou fechamento estendido, variando por local.
A medida foi anunciada pelo vice-presidente de Distribuição, Atendimento e Negócios da Caixa, Valter Nunes, em transmissão ao vivo no Facebook. A abertura em horário especial é um teste. “Vamos avaliar o movimento desses dias para ver se efetivamente temos que abrir mais calendários especiais na semana seguinte”, disse.
A agência de Laguna está inclusa no rol de filiais da Caixa que terão atendimento diferenciado. Pouco antes das 9h, o movimento no local estava tranquilo, sem registro de filas.
Confira os horários
Nesta sexta e na próxima segunda-feira, 16, e terça-feira, 17, os horários vão variar de agência para agência:
- Agência que inicia atendimento às 10h, irá abrir às 8h
- Agência que inicia atendimento às 11h, irá abrir às 9h
- Agência que abre às 9h, terá 1h a mais de funcionamento
- Agência que abre às 8h, terá 2h a mais de funcionamento
No sábado, a Caixa abre das 9h às 15h. Caso as agências estejam instaladas em shoppings centers vão seguir horários habituais deles e fechar 2h após – no sábado, às 15h. Para Nunes, mesmo com a disponibilidade de atendimento especial não há necessidade de correria às agências. “O calendário vai até 31 de março [de 2020]”, explicou.
Como funciona
O valor que pode ser sacado é até R$ 500 e inicia pelos clientes da Caixa que nasceram nos meses de janeiro a abril. Quem tem poupança, terá o valor depositado de maneira automático.
Quem não quer fazer o saque, deve avisar o banco até 30 de abril de 2020 para que o dinheiro seja devolvido ao fundo. O depósito é feito de maneira automática para quem fez a autorização até o último domingo, 8 (quem não autorizou veja abaixo o calendário).
Cliente com conta poupança ou corrente na Caixa pode sacar normalmente, sem necessidade de ter Cartão Cidadão.

Calendário dos saques
Para quem tem poupança na Caixa:
- a partir de 13 de setembro de 2019, recebem aqueles que nasceram em janeiro, fevereiro, março e abril.
- a partir de 27 de setembro de 2019, recebem aqueles que nasceram em maio, junho, julho e agosto.
- a partir de 9 de outubro de 2019, recebem aqueles que nasceram em setembro, outubro, novembro e dezembro.
Para quem tem poupança na Caixa:
- a partir de 13 de setembro de 2019, recebem aqueles que nasceram em janeiro, fevereiro, março e abril. Autorizados até dia 8 de setembro.
- a partir de 27 de setembro de 2019, recebem aqueles que nasceram em maio, junho, julho e agosto. Autorização deve ser feita até 22 de setembro.
- a partir de 9 de outubro de 2019, recebem aqueles que nasceram em setembro, outubro, novembro e dezembro. Autorização deve ser feita até 4 de outubro.
Quem não liberou o saque desta sexta-feira, 13, pode fazer a autorização durante a semana para pode conseguir o pegar o dinheiro na próxima liberação em 27 de setembro.
Procedimento válido para quem não autorizar o crédito nas próximas liberações, depois de 22 de setembro recebe em 9 de outubro e a partir do dia 5, terá o valor depositado em 20 dias.
Para quem não é cliente da Caixa
- 18 de outubro de 2019: nascidos em janeiro
- 25 de outubro de 2019: nascidos em fevereiro
- 8 de novembro de 2019: nascidos em março
- 22 de novembro de 2019: nascidos em abril
- 6 de dezembro de 2019: nascidos em maio
- 18 de dezembro de 2019: nascidos em junho
- 10 de janeiro de 2020: nascidos em julho
- 17 de janeiro de 2020: nascidos em agosto
- 24 de janeiro de 2020: nascidos em setembro
- 7 de fevereiro de 2020: nascidos em outubro
- 14 de fevereiro de 2020: nascidos em novembro
- 6 de março de 2020: nascidos em dezembro
Como fazer a autorização
Quem tem conta corrente na Caixa pode fazer a autorização do crédito através do internet banking da CEF, aplicativo do FGTS, pelo site oficial do fundo de garantia (fgts.caixa.gov.br), telefone 0800 724 2019 ou indo à agência da Caixa.
Pessoas com conta poupança não precisam de autorização pois terão o depósito automático, conforme calendário. Quem não quiser o saque por preferir que o dinheiro fique no fundo de garantia deve avisar o banco até 30 de abril do próximo ano pelos mesmos canais de comunicação citados.
O benefício é garantido a todos os trabalhadores, independente de quando o dinheiro foi liberado. O término dos saques é em 31 de março de 2020. Quem não faz o saque não perde o fundo, ele permanece na conta.
O depósito automático nas contas Caixa são válidos apenas àquelas abertas até o dia 24 de julho, data em que o governo federal editou medida provisória liberando o saque do FGTS. Quem criou conta após a data se enquadra no calendário de quem não é cliente do banco federal.
A partir de 2020, o governo vai liberar uma nova modalidade opcional de saque de parcela do FGTS, denominada ‘saque-aniversário’. O valor anual será de acordo com o total de dinheiro que o trabalhador tem no fundo de garantia – quem opta por essa modalidade, não vai poder sacar o valor total caso seja demitido sem justa causa, ficando apenas com a multa de 40%.