Foto: LTF/Arquivo

Com a expectativa de movimentar times da região da Amurel e as torcidas locais, começa neste domingo, 15, o Campeonato Regional da Liga Tubaronense de Futebol (LTF) da 1ª divisão. A competição garante duas vagas na Copa Sul dos Campeões do próximo ano.

Ao todo, sete clubes vão disputar a Taça Arlete Transportes & Logística. Palmeiras (campeão de 2018), Pinheirinho, Itapuã e Ecus, são os representantes de Tubarão; Ferroviário, de Armazém; Água Verde, de Pescaria Brava; e América de Bentos, de Laguna.

A LTF, segundo explica o presidente, Welinton Brasil Ribeiro, organiza o campeonato de maneira federada com todos os atletas sendo inscritos no sistema BID, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). De acordo com Ribeiro, a expectativa é de que em 2020 participem 10 equipes.

Em outubro, a liga inicia o campeonato da 2ª divisão que dá vaga à primeira e direito a concorrer à classificação para a Copa Sul dos Campeões.

América busca título com apoio da torcida

O clube colorado, vice-campeão do amador lagunense, entrou nos últimos minutos da competição e depois assumiu o lugar do Botafogo de Santiago (Pescaria Brava), que abriu mão da participação.

“Montamos uma equipe forte que vai brigar até o último minuto para dar felicidade para nossa torcida. Somos o único time na primeira divisão a representar a cidade de Laguna e contamos com a torcida de todos os desportistas, pois é uma grande responsabilidade representar uma cidade tão rica no futebol”, afirma o diretor-esportivo Gusttavo Cardoso. “Prometemos que faremos um bom campeonato”, conclui.

Água Verde quer vaga na Copa Sul

Do outro lado, na comunidade de Barreiros, o Água Verde, que saiu de um péssimo desempenho no Amador de Pescaria Brava, se apresenta confiante à competição da liga. Ao Portal Agora Laguna, o presidente Pedro de Oliveira Luciano, o popular Mamadeira, afastou o retrospecto negativo do time no campeonato local, justificando que todo ano o clube pensa na vaga da Copa Sul.

“Todo ano o time pensa na Copa Sul, se preparando para o regional tubaronense”, comenta, acrescentando que o Água Verde já tem dois títulos no campeonato da LTF. “[Para esse ano] Mantivemos o técnico que treinou a equipe no ano passado, [o conhecido] Bicudo. Então, o Água Verde vai bem para o campeonato, estamos investindo bem”, pontua. Na primeira rodada, o time bravense não irá entrar em campo, ficando de folga.

Confira os primeiros jogos e resultados

  • Palmeiras 6 x 1 Itapuã, em Congonhas, Tubarão, às 10h30
  • Ferroviário 2 x 1 Ecus, em Armazém, às 10h30
  • Pinheirinho 1 x 1 América, no Fábio Silva, Tubarão, às 15h30