Divulgação/Agora Laguna

Uma triste história de maus-tratos contra um cachorro abandonado no bairro Portinho foi denunciada à redação do Portal Agora Laguna nesta quinta-feira, 19. De acordo com a internauta, que prefere não ser identificada, ‘Tonico’, como é chamado, foi resgatado próximo a uma vidraçaria, onde sempre era visto, na rua Durvalino Custódio Geremias.

“Ele é de rua, mas recebe alimentação, água e carinho dos moradores. Na segunda-feira, as pessoas me contaram que ele estava chorando e com dificuldades para andar, então levaram imediatamente para um especialista”. A moradora afirma que o animal sofreu abuso sexual, por conta dos ferimentos no ânus.

Deixado aos cuidados na última semana em uma clínica especializada, lá foi confirmado pela médica-veterinária que o cachorro apresentava lesões na região anal, possivelmente por maus-tratos. Um possível abuso não foi confirmado, por falta de exames mais específicos.

“Estamos providenciando um lar de passagem para ele não ficar mais na rua, pois estamos com medo que aconteça novamente”, comenta a moradora. Quem tiver interesse em adotar ‘Tonico’ pode entrar em contato pelo telefone (48) 99609-9428. Todas as despesas com o tratamento e medicação foram pagas pelos moradores do bairro.

Maltratar animais é considerado crime, conforme artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais. A mesma que criminaliza, “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados”. A pena prevista na lei de maus-tratos aos animais é de três meses a um ano de detenção, além de multa.

Casos de maus tratos a animais devem ser denunciados à Gerência de Bem Estar Animal pelo telefone (48) 3644-0013 ou para a Polícia Militar no 190.