Sesc e Udesc trazem para Laguna o festival Move Cine Arte

Divulgação/FCC

A Udesc Laguna em parceira com o Sesc traz para a cidade o Move Cine Arte, festival internacional de cinema que tem como sede cidades como Veneza, São Paulo e Paris.

O evento marcado para esta quinta e sexta, dias 26 e 27, apresenta filmes voltados a arte e especialmente selecionados pela curadoria para o contexto da arquitetura. O festival inicia às 19h no Cine Teatro Mussi, com entrada franca. As sessões serão acompanhadas por parte da curadoria, e ao final de cada exibição, haverá debate sobre o filme. A distribuição de ingressos acontece a partir de 30 minutos antes das sessões.

Programação

26/09 – Quinta

A Dance For Ren Hang
de Lei Yuan Bin
9’25’’, China, 2018
Em homenagem à sua vida artística, três dançarinos reencenam as melhores fotos do brilhante fotógrafo chinês Ren Hang.

Drawing. Dancing
de Nicci Haynes
5’04’’, Australia, 2018
Empregando uma linguagem corporal posicionada entre a coreografia e o combate, parece que estamos assistindo a uma misteriosa troca entre o desenho e o dançarino.

Message in a bottle
de Pascale Labout
60’00’’, France, 2018
A história de Caroline Bo, uma dançarina profissional contemporânea que descobre um desejo escondido dentro dela enquanto cria sua primeira coreografia.

27/09 – Sexta

Concreto Cinza Abstrato 
de Henrique Grise
11’00’’, Brazil | Brasil, 2017
Um homem e uma mulher se encontram em uma passarela da cidade.

The Divine Way
de Ilaria Di Carlo
15’00’’, Germany | Alemanha, 2018
Vagamente baseado na Divina Comédia de Dante, O Caminho Divino leva os espectadores ao longo da descida épica do protagonista através de um labirinto interminável de escadarias.

Loa’s Promise
de Joshua Dawson
7’00’’, United States | Estados Unidos, 2018
Uma história alternativa e futuro hipotético, onde as cidades-fantasma do deserto no Chile foram adaptadas como centros de dados e minas digitais que apagaram memórias passadas.

Roosenberg
de Ingel Vaikla
29’15’’, Esthonia | Estônia, 2017
Roosenberg é um lugar, um espaço, um prédio, um filme. Roosenberg é Amanda, Godelieve, Rosa e Trees. Roosenberg é uma carta que fala de um encontro pessoal com quatro freiras idosas em uma fascinante abadia na Bélgica.

Sobre o festival

Move Cine Arte Festival representa um novo foco para filmes sobre arte e acolhe produções de filmes focados em todos os tipos de linguagens artísticas: pintura, escultura, teatro, animação, videoarte, fotografia, dança, poesia, literatura, música, design, moda, etc. Este ano, o festival vai viajar para Veneza, São Paulo e Paris.

História

O Festival Move Cine Arte nasceu no Brasil em 2012 com a ideia de promover filmes que reforçam o diálogo sobre a arte e suas diversas formas de expressão. Em 2016 as reuniões entre os produtores André Fratti Costa (olhar periférico) e Steve Bisson (filmessay) leva a conceber um novo formato internacional e itinerante.

Pioneiro em seu formato, a edição do Move 2019 terá as suas principais etapas em Veneza (Itália), São Paulo (Brasil) e Paris (França). Um programa construído por meio de parcerias com instituições culturais internacionais e com o desejo de experimentar de um jeito diferente a arte e suas histórias. Até agora, o Move tem colaborado com as seguintes instituições culturais: Centro Cultural Europeu (Veneza, Itália), Instituto Itaú Cultural (São Paulo, Brasil), Barco Centro Cultural (São Paulo, Brasil), PCA – Faculdade de Arte de Paris (Paris, França), Sesc Cine Mussi (Laguna, Brasil), Archcine – Festival Internacional de Cinema de Arquitetura (Rio de Janeiro, Brasil), Projeto Marieta (São Paulo, Brasil), Ateliê da Imagem (Rio de Janeiro, Brasil), Ibefest – Instituto Brasileiro de Estudos de Festivais Audiovisuais (Iio de Janeiro, Brasil), Museu de Arte Contemporânea de Voivodina (Novi Sad, Sérvia).

Mais informações em: www.movecinearte.com

Previous
Next